domingo, 1 de novembro de 2009

Eu & “Crepúsculo”


Em comemoração ao Halloween minha escolha dessa semana é Crepúsculo. Como o filme é uma produção atual, vai para a seção Luz, câmera, ação.

Com direção de Catherine Hardwicke, foi lançado em 2008 e é pioneiro de uma série, baseada nos livros de Stephen Meyer. Tudo começa quando Isabella Swan (Kristen Stewart), filha de pais separados, resolve morar uns tempos com o pai. Frequentando um novo colégio, em meio a pessoas desconhecidas, ela se vê atraída por Edward Cullen (Robert Pattinson), jovem encantador e muito misterioso.

O rapaz acaba se mostrando interessado nela e o encontro torna-se algo inevitável. Mas, para surpresa de Isabella, Edward é mais do que um belo rapaz. É um vampiro e sabe que sua condição pode colocar a amada em perigo. Começa aí uma das histórias que mais vem encantando jovens e adolescentes nos últimos tempos.

Repetindo o fenômeno Harry Potter, que também é baseado numa série de livros, o filme foi campeão de bilheteria aqui e nos EUA. Além disso, aumentou consideravelmente às vendas dos livros, assim como produtos licenciados. E mais, sua continuação - Lua Nova - está preste a estrear nas salas brasileiras com ingressos disponíveis antecipadamente.

Quanto a minha percepção, é mediano. Não o acho ruim, porém diante do que falaram eu esperava bem mais. O romance é legal, o cara é lindo, mas a história é um tanto comum. Mesmo se tratando entre dois seres tão diferentes.

Talvez eu acabe batendo na tecla de que há coisas que não se devem modernizar demais, e a figura do vampiro é uma delas. Gosto dos medievais, aristocratas, gentlemans... É aí que mora o segredo para seu charme!

Até hoje o único filme do gênero, mas puxado para o moderno, que me agradou foi The Lost Boys – Os Garotos Perdidos. Fizeram uma coisa bacana já que, apesar de passar nos dias atuais, a imagem, forma como vivem, suas necessidades, se manteve. Isso foi uma grande jogada, e infelizmente ele não teve toda essa repercussão.

Vampiro que anda de dia já é difícil de aceitar, brilhando no sol feito purpurina então. Foi a gota d’água! Que saudade de Bella Lugosi, Christopher Lee, Vincent Price, Gary Oldman...

Hei, por favor. Não deixe de ler o blog por causa disso. Tudo aqui não passa da minha opinião e você pode concordar ou discordar à vontade. Somos uma democracia!

Melhor Cena: Acho legal a partida de beisebol entre um grupo de vampiros. O jogo de câmera cria um efeito bacana. Outro ponto alto do filme é a fotografia, além do casal ficar bem, juntos.

Curiosidade: O filme foi tão bem aceito que gerou a criação de uma nova série de TV, atualmente exibida no Warner Channel. Em Vampire Diaries a história é bem parecida, com a diferença de que a mocinha é disputada por dois irmãos vampiros, sendo um mau e o outro bom.