terça-feira, 1 de junho de 2010

Eu & "Casamento Grego"

Aproveitando o mês das noivas, que acabou ontem, pensei em fazer uma série de filmes sobre casamento. Mas meu tempo ficou corrido, o que acabou me impossibilitando de dar seguimento a essa ideia mês passado.

Mesmo assim, o primeiro título que escolhi sobre o tema é Casamento Grego (My Big Fat Greek Wedding), uma das comédias românticas mais bacanas que já vi na vida.

Produção de 2002, o filme foi sucesso de público, crítica, indicado ao Oscar de melhor roteiro e Globo de Ouro, como melhor filme e melhor atriz (Nia Vardalos) na categoria comédia musical.

A história é baseada em Toula Portokalos (Nia Vardalos), uma grega que chega aos 30 solteira e cheia de sonhos. A vontade de seus pais é vê-la casada com um homem das mesmas origens de sua família e por isso pegam um pouco em seu pé, escolhendo pretendentes que em nada a agrada.

Toula trabalha no restaurante da família, mas deseja estudar e ir além profissionalmente. Aos poucos consegue convencer seu pai a pagar um curso de informática e assumir a agência de turismo da tia.

É aí que a jovem conhece o professor universitário Ian Miller (John Corbett). Ela se encanta por ele e passa a ser correspondida. Mas o jovem é inglês, e Toula sabia que sua família dificilmente iria aceitar o namoro. Por isso manteve tudo em segredo, mas não por muito tempo.

Não demorou muito para que seus pais descobrissem o que ela andava fazendo às escuras. No início nem quiseram ouvir falar de Ian. Mas depois de ver a filha triste, sua mãe convence o marido a conhecer o rapaz.

O jeito para o casal continuar o romance é Ian se transformar em um grego de verdade, com todas as manias, trejeitos e tradições. E como o rapaz estava completamente apaixonado por Toula, não pensou duas vezes em “abraçar sua família”.


Vale a pena conferir: Casamento Grego é um dos filmes mais legais e divertidos que já vi. História leve, gostosa, engraçada e romântica. Além disso, retrata muito bem as tradições do povo grego, como são unidos e respeitam suas origens. Acho bacana porque é sempre válido conhecer novas culturas.


Melhor Cena: São várias. Gosto muito da sequência em que Toula se transforma de menina para mulher, os diálogos dela com a mãe e as cenas com o pai rabugento, com destaque para a que ele diz que toda palavra tem origem grega. Além dos encontros familares, que são sempre engraçados.


Curiosidades: Ano passado a atriz Nia Vardalos estrelou o filme Falando Grego (My Life in Ruins), que chegou a ser apontado como uma continuação de Casamento Grego, mas em nada lembrava sua história. Já John Corbett ficou mais conhecido por viver Aidan, um dos amores de Carrie, na série Sex and the City. Hoje podemos matar as saudades do ator na sequência do filme, que acaba de entrar em circuito.


Eu & a Obra: Peguei esse filme na locadora por um acaso e me apaixonei tanto que o tenho em minha videoteca. Com ele rio, choro, me emociono. E ainda reflito, graças a uma frase dita pela mãe de Toula. É mais ou menos assim: “O homem é a cabeça, mas a mulher é o pescoço. Ela a movimenta para onde quiser”. Feminista ou não, gosto muito disso. Rsrs

0 comentários:

Postar um comentário