sexta-feira, 23 de abril de 2010

Eu & "O Segredo do Meu Sucesso"

Acabo de rever O Segredo do Meu Sucesso (The Secret of my Succe$s) e fiquei tão feliz que resolvi dividir logo isso com você. Seguindo o gênero comédia romântica, esse filme é uma produção de 1987 e foi estrelado pelo ator Michael J Fox, queridinho da época.

Brantley Foster (Michael J. Fox) é um jovem do interior que, ao se formar na faculdade, almeja se tornar um grande executivo. Ele se muda para Nova York em busca de seu sonho. Mas ao chegar lá, descobre que essa não será uma tarefa fácil.

Como não consegue o emprego desejado, Brantley recorre a Howard Prescott (Richard Jordan), um tio distante que vem a ser presidente de uma multinacional. Ele consegue uma vaga, mas como um simples mensageiro.

Muito inteligente, sem que ninguém perceba Brantley assume a identidade de um jovem executivo que atende pelo nome de Carlton Whitfield. Ao mesmo tempo, continua com seu emprego no malote da empresa.

Suas ideias começam a chamar a atenção de outros executivos, incluindo seu tio e Christy Wills (Helen Slater), bela executiva por quem ele se apaixona. O que o jovem nem imaginava é que ela tem um caso justamente com Howard.

Se não bastasse tanta confusão, Brantley ainda precisa lidar com “tia Vera” (Margaret Whintton). Cansada de ser traída pelo marido, a esposa de Howard passa a dar em cima do sobrinho.

Vale a pena conferir: Apesar de ser um filme estilo sessão da tarde, O Segredo do Meu Sucesso é muito gostoso. Para quem gosta de produções leves é uma ótima pedida já que distrai, arranca algumas risadas e ainda tem um pouco de romance.

Melhor Cena: É muito emgraçado vê-lo se desdobrar entre Brantley e Whitfield. E a sequência em que há um troca troca de casais também é bem divertida. Com destaque para a musiquinha de fundo. Acho que você vai reconhece-la.

Curiosidade 1: Uma das coisas mais engraçadas em filmes desse gênero, produzidos entre o final dos anos 80 e inicio dos 90, é que eles costumam repetir as trilhas sonoras. Nesse há músicas de Olha Quem Está Falando e Curtindo a Vida Adoidado.

Curiosidade 2: Logo no início do filme aparece Cindy Crawford, modelo famosa da época.

Eu & a Obra: Durante um bom tempo uma foto desse filme estampou a porta do meu quarto. Nela, Michael J. Fox aparecia sentado numa taça de champanhe. Revendo-o hoje, percebi que me esquecera do quanto esse ator era bonito enquanto jovem. E mais, ele me fez lembrar um amigo especial. Bateu uma saudade!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Eu & "Platoon"

Vi poucos filmes de guerra em minha vida. Talvez por já vivermos numa violência sem fim. Cinema é diversão e por isso há filmes que podem ser evitados. Mas com certeza Platoon (Platoon) não é um deles.

Lançado em 1986 e com direção do maravilhoso Oliver Stone – para quem não sabe ele é um ex-combatente e o filme é baseado em suas memórias, por isso ele é considerado um mestre em produções sobre guerra – o filme conta a experiência vivida pelo jovem Chris (Charlie Sheen) ao servir a guerra do vietnã.

Ingênuo e um tanto idealista, o jovem acredita que deve servir o país como fez seu avô e pai. Mas aos poucos descobre que estar numa guerra são marcas que jamais sairão de seu corpo e mente.

Em meio a violência, loucura e carnificina, Chris precisa aprender a lidar não só com os inimigos, como também a perda dos amigos e com os sargentos Barnes (Tom Berenger) – o assassino - e Elias (Willem Dafoe) – o pacifista -, que travam uma batalha particular graças às diferenças de ideias, apesar de estarem na mesma equipe.

Para amenizar o medo, Chris escreve cartas relatando o horror que presencia todos os dias. Como uma espécie de diário. Além disso, raramente compartilha alguns momentos relaxantes com seus companheiros de batalha. Como quando tocam, bebem e fumam um baseado.

Platoon é um dos filmes sobre a guerra do vietnã mais completos da história, assim como mais triste. Contém cenas bem fortes, como por exemplo a chacina de uma vila vietnamita. É preciso ter sangue frio para vê-lo, mas vale a pena conferir. Pois não deixa de ser um fato – lamentável - com profunda importância histórica.

Cenas Marcantes: Destaco a chegada do batalhão ao Vietnã, a sequência pré e pós chacina na vila vietnamita, a “festinha” regada a muito baseado e o duelo final entre Barnes e Elias.

Eu & a Obra: Confesso que na primeira vez que vi Platoon foi por causa do Johnny Depp. Sim, meu ídolo trabalhou no filme. E embora não tenha sido um grande papel, tem lá seu mérito na história. É o soldado Lerner (Johnny Depp) quem serve de intérprete entre os soldados americanos e os vietnamitas que eles encontram na vila. Pena que ele morre. Snif... Mas tirando esse detalhe, é um filme que gosto.

Curiosidade 1: O filme ganhou o Oscar de melhor filme, direção, montagem e som.

Curiosidade 2: Conversando um dia com Leo Ribeiro, um amigo cineasta, chegamos a conclusão de que a música “Adagio for Strings” é uma das mais marcantes e tristes já composta. Às vezes ela aparece em alguma novela da TV Globo, em cenas dramáticas. Claro!

Curiosidade 3: Além dos jovens Charlie Sheen e Johnny Depp o filme contou também com Forest Whitaker e Kevin Dillon (irmão de Mat Dillon), até então novatos nas telonas.