terça-feira, 20 de julho de 2010

Eu & “Conta Comigo”

No dia do amigo nada como falar de um filme que trata com maestria o tema amizade. Lançado em 1986, Conta Comigo (Stand by Me) é uma produção baseada no livro “O Corpo”, do mestre de suspense Stephen king.

O filme começa quando a história sobre o desaparecimento de um menino, cujo o corpo supostamente teria sido visto na linha do trem, se espalha em uma pequena cidade do Oregon.

Interessados em descobri o que aconteceu com o jovem, além de obter o respeito da cidade, um grupo de amigos resolve seguir viagem rumo ao percurso pelo qual o garoto passou.

Durante a aventura, o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry O’Connell), vão passar por diversas experiências e descobrir que a amizade entre eles é algo que ambos jamais vão esquecer.

Por que vale a pena conferir: Segundo a crítica, Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento (Site Cinepop). Para mim, é um dos filmes mais lindos que já vi. Aborda o tema com uma sensibilidade fora do comum. Simples, bonito. Suspense e humor na medida certa, e ainda boas atuações e belíssima trilha sonora.

Melhor Cena: São muitas. Gosto das conversas entre eles durante a viagem. Momentos de se desprender, se soltar sem medo e pudor, falar de angústias, insegurança, medo... Hora de chorar e rir. Da sequência em que eles caminham juntos pela linha do trem. Bacana a cena, dá ar de aventura e liberdade.

A volta. Já cabisbaixos, pensando no que aconteceu com o tal menino e refletindo sobre o futuro; A despedida, já chegando em casa; E a cena final. Como o filme é narrado por Gordie, que virou escritor, o telespectador descobre que durante todo o tempo ele estava escrevendo sobre a experiência vivida quando menino.

Curiosidade: Entre os meninos, três se tornaram nomes conhecidos do cinema. O saudoso River Phoenix, Corey Feldman (astro teen anos 80) e Jerry O’connell (o gordinho cresceu, ficou um gato, fez os filmes Joe e as Baratas, Pânico 2 e séries de TV). Além deles, temos o até então Kiefer Sutherland (série 24 Horas) e o veterano Richard Dreyfuss (filme Tocaia).

River Phoeniz e Wil Wheaton participam do clipe da música "Stand By Me".

Eu & a Obra: A primeira vez que vi este filme foi na sessão da tarde, da TV Globo. Fiquei encantada com a história e choro até hoje, mesmo sabendo o que acontece do começo ao fim. Somente no final, ao ver os créditos, fui que descobrir se tratar de uma do Stephan King, escritor que adoro. Sinceramente, só ele mesmo para fazer algo tão bom.

Quando citei a última cena do filme, destaco também a fala de Gordie: “Eu jamais tive amigos como os que conheci quando eu tinha 12 anos”. Eu também! Aos 10, 15, 18, 20, 25...