domingo, 29 de agosto de 2010

Eu & “Curtindo a Vida Adoidado”

O filme escolhido para fechar o especial John Hughes é o clássico dos clássicos Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off), lançado em 1986. O filme mostra um dia na vida de Ferris Bueller (Matthew Broderick), o jovem mais popular do colégio.

Estudante do último ano, Ferris sabe que após o verão virá a faculdade. E com isso, terá cada vez menos tempo para curtir a vida junto dos amigos. Ele então decide cabular a aula.

Enquanto seus pais e os alunos do colégio acreditam que Ferris está doente e de cama, o jovem decide se aventurar pela cidade em companhia da namorada Sloane (Mia Sara) e do melhor amigo Cameron (Alan Ruck).

Ferris só não consegue enganar sua irmã Jeanie (Jennifer Grey) e Ed Rooney (Jeffrei Jones), o diretor do colégio. Ambos farão de tudo para desmacarar o rapaz.

No decorrer do filme o trio irá passar por experiências maravilhosas, que fortalecerão ainda mais os laços de amizade entre eles. Além de despertar sentimentos de confiança e amadurecimento.

Vale a pena conferir: Curtindo a Vida Adoidado é considerado um marco do cinema anos 80, por isso um clássico. Com certeza é o filme mais popular e querido, produzido por Jonh Hughes. Do tipo que marcou gerações e até hoje é capaz de conquistar o público. Afinal, quem nunca sonhou em matar aula para curtir a vida como Ferris Bueller?

Melhor Cena: A antológica cena em que Ferris canta e dança em cima de uma carro alegórico, durante uma parada, ao som de “Twist And Shout” dos Beatles. Com destaque para a sequência em que um grupo de pessoas repetem os passos de “Thriller”, de Michael Jackson.

Também gosto das cenas com sua irmã, ela é muito louca. E o final, principalmente o que acontece com o diretor do colégio. Mais uma vez destaco a trilha sonora. A musiquinha de fundo é conhecida até hoje, sendo inclusive utilizada em outras produções.

Curiosidades: O filme ficou tão famoso que, ao completar 20 anos (2006) ganhou uma edição de ouro em DVD, com direito a making off. Nas entrevistas, o ator Alan Ruck confessa que Jonh Hughes convidou Emílio Estevez para o papel de Cameron, mas ele recusou. Alan até hoje agradece à Emílio. Não precisa fazer muito esforço para saber o porquê.

No final do filme Ferris fala a seguinte frase: “A vida passa muito depressa. Se não paramos para curti-la, um dia ela escapa de nossas mãos”. Jonh Hughes morreu aos 59 anos anos vitima de uma parada cardíaca, enquanto fazia sua caminhada matinal. Nunca as palavras ditas por Bueller pareceram fazer tanto sentido quanto agora, após sua partida.

Eu & a Obra: Como todos os jovens que já assistiram a Curtindo a Vida Adoidado pelo menos uma vez na vida, me apaixonei. O filme nos faz rir, chorar, se emocionar e principalmente pensar, o que é sempre muito bom. A mim só resta repetir o que toda uma geração falou um dia: “Salve Ferris Bueller”!