domingo, 24 de abril de 2011

Eu & "Um Olhar do Paraíso"

O filme que falo hoje é Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones), produção lançada em 2009. O longa conta a história de Susie Salmon (Saoirse Ronan), uma adolescente de 14 anos que, na volta da escola, é brutalmente assassinada, em 6 de dezembro de 1973, por seu vizinho George Harvey (Stanley Tucci).

Assim que morre, Susie vai parar em um mundo paralelo entre o céu e o inferno. E sua passagem por lá é um tanto quanto conturbada, já que a menina precisa decidir entre vingar sua morte ou seguir em frente.

Enquanto isso, a família de Susie sofre muito com a perda de sua primogênita. Principalmente porque o corpo da menina não chega a ser encontrado, o que dá uma falsa esperança de que ela ainda esteja viva.

Seu pai, Jack (Mark Wahlberg), faz de tudo para descobrir o que aconteceu com a filha. Já a mãe, Abgail (Rachel Weisz), não consegue lidar com a situação, e decide abandonar a família por uns tempos. Paralelo a isso, a irmã Lindsey (Rose McIver) passa a desconfiar de seu estranho vizinho. O que a faz investigá-lo, ao mesmo tempo que desperta nele um interesse por ela.

Vale a pena conferir: Porque Um Olhar do Paraíso trata de um assunto muito difícil de lidar e consegue ir além, ao mostrar também a questão espiritual. E o faz de forma simples, reflexiva e belíssima.  

Melhor Cena: Uma das cenas mais bacanas que achei, foi quando Jack acende uma vela no quarto de Susie, próxima à janela, e seu rosto reflete na vidraça. Eles se veem e aquilo dá a sensação de tranquilidade, pois a menina percebe que o pai não a esqueceu. Enquanto que ele, sente que ela ainda está junto da família. Ao mesmo tempo, levanta a velha questão de que espíritos sempre seguem uma luz.

- Além dessa, destaco quando descobrem seu assassino. Nessa hora, Susie vê o lugar para onde deve seguir. Um jardim lindo, cheio de crianças. Ela se emociona muito, assim como eu e, provavelmente, outros que já viram o filme. Mas na hora de seguir adiante, para e diz que ainda não acabou.

- E o final, dela e de seu assassino. Sensacional! Não vou contar tudo, porque perde a graça. Mas adianto que a alma de Susie só vai ter paz, quando seu corpo também a tiver. Mas para saber com isso acontece, você vai ter que ver o filme.

Curiosidades: A crítica caiu em cima de seus efeitos especiais, com a inclusão de imagens psicodélicas. Mas essa para mim é uma das grandes tiradas do filme, que se passa na década de 70. Além disso, a fotografia é simplesmente maravilhosa. Nos paraíso onde Susie foi parar, é tudo muito iluminado e colorido. Nos momentos em que ela observa o que acontece na terra, fica meio escuro, sombrio. E sempre há uma ligação, de acordo com o que aconteceu, está acontecendo ou vai acontecer.

- Stanley Tucci foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

Eu & a Obra: Lembro-me que quando esse filme estava nos cinemas, não me despertou interesse. Agora que passou na TV a cabo, resolvi assisti-lo. E qual foi minha impressão? A de uma produção triste, forte e belíssima. Primeiro porque qualquer um fica chocado com a história. A ideia de ver uma jovem, ainda inocente, ter sua vida tirada assim, do nada. Segundo porque, apesar de triste, o filme é de uma sensibilidade incrível. Só digo duas coisas: preste muita atenção e prepare o lenço, pois as lágrimas vão rolar.