terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Eu & “A Casa das Almas Perdidas”

O filme Atividade Paranormal, recém lançado no cinema, vem ganhando destaque por onde passa. Considerada uma das produções mais assustadoras de todos os tempos, também tem sido comparada ao fiasco Bruxa de Blair por trazer em sua história um ar de veracidade.

Esse último eu ainda vou falar aqui, mas confesso que não tenho lá muitos elogios. E olha que não sou a única. Já o primeiro, ainda não decidi se vou conferir. E você já vai entender o porquê.

Na década de 90 assisti a um filme que seguia o estilo de Atividade Paranormal. Intitulado A Casa das Almas Perdidas (The Haunted / The Haunted: A True Story -1991), a produção foi baseada no livro “The Haunted: One Family's Nightmare", de Robert Curran. Cujos relatos foram tirados de uma história real.

A sinopse é a seguinte: família, moradora da cidade de West Pittston - Pensilvania, se vê diante de terríveis eventos paranormais envolvendo a casa onde reside. Eles passam o filme tentando se livrar do tormento que se tornou suas vidas.

Motivo para tantos arrepios? Vários. Casa, família e vizinhança comuns, dessas que convivem o dia-a-dia com você. E mais, o fator “história real”. O livro em que o diretor Robert Mandel se inspirou para fazer o filme continha 28 relatos de pessoas que testemunharam os episódios sobrenaturais.

Além disso, a veracidade nas imagens. Para piorar a sensação de tensão, a textura das cenas não coincidia com película. A impressão que dava era a de uma produção direta em vídeo, para ser exibida em TV. Uma espécie de vídeo caseiro.

O filme fez sucesso na época, chegando a recebeu indicações aos prêmios Emmy e Golden Globe. Até hoje atrai os amantes de filmes de terror, que costumam apontá-lo como um clássico do gênero. Não o acho de todo ruim, mas é um filme que não tenho vontade de assistir novamente. Por isso o escolhi para estampar a seção “Troféu Framboesa”.

Pior cena (ou melhor, para quem gostar): Apesar de me recordar muito pouco do filme, com certeza as que aparecem almas andando pela casa. Em nada lembram o estilo caça fantasmas ou gasparzinho... São muito reais!

Eu & a Obra: Como amante do cinema, sempre gostei de filmes de terror. Já vi muitos por essas minhas andanças em salas de cinema e locadora... De O Exorcista a Poltergeist. E embora ache todos esses muito fortes, A Casa das Almas Perdidas é um que jamais veria de novo, já que fiquei realmente muito impressionada.