sábado, 9 de fevereiro de 2013

Eu & “Top Gun – Ases Indomáveis”


O longa citado hoje no Eu, eu mesma e meus filmes é um dos novos clássicos mais relembrado de todos os tempos. Top Gun – Ases Indomáveis (Top Gun) foi lançado em 1986, época em que Tom Cruise começava a trilhar um caminho rumo ao sucesso e ao coração da mulherada.

A produção conta a história de um grupo de jovens que integram a Academia Aérea da Marinha, fazendo parte de um curso para pilotos de Caça. Em destaque, Pete Mitchel (Tom Cruise), conhecido como Maverick, jovem impetuoso e ousado.

Tudo o que o rapaz mais deseja na vida é se tornar um grande piloto da Marinha, o problema é que para ser o melhor não basta ser “bom”, mas respeitar regras e limites, o que para ele é praticamente uma missão impossível. 

Se não bastasse sua própria soberba, o jovem também terá que lidar com Iceman (Val Kilmes), oficial conhecido pelos colegas como o “Homem de Gelo”. Além de frio e calculista, este também é um excelente piloto e travará um batalha direta com Maverick em busca do título de " o melhor". 

Para complicar ainda mais, Maverick  terá que superar a perda do seu grande amigo e parceiro, o piloto Goose (Anthony Edwards), morto durante um treinamento, e abrir espaço em sua vida para a entrada da instrutora civil Charlie (Kelli McGillis), por quem está apaixonado.

Vale a pena conferir: porque Top Gun – Ases Indomáveis  entrou para a história dos melhores filmes lançados na década de 80 devido ao casamento perfeito em termos de trama,  fotografia e sequências, muito bem dirigidas e em perfeito casamento com a trilha sonora.

Melhor cena: como muitos filmes que já relembrei aqui, nesse caso também não dá para escolher apenas uma. Primeiramente destaco Tom Cruise, no auge dos seus 24 aninhos, de jaquetão militar, óculos Ray ban, voando em sua  Kawasaki Ninja 900, ou pilotando um Caça, ao som de “DangerZone”, interpretado por de Kenny Loggins;

- Entre outras, fico com a sequência que começa com Maverick conhecendo a treinadora Charlie em um bar e descobrindo, no dia seguinte, que ela se trata da sua nova treinadora. No decorrer dessa história, uma paixão avassaladora toma o rumo da estrada pela qual ele segue Charlie, naquela moto maravilhosa, e termina onde todo mundo já imagina;

- Por fim, quando Maverick finalmente supera a morte do amigo, retorna ao curso, brilha durante uma missão e finalmente é condecorado, ao lado dos companheiros. Inclusive de Iceman, que de rival torna-se um amigo;

Curiosidades:  além de Tom Cruise "desabrochando" para a vida e a fama, Top Gun conta também com a presença de Val Kilmer, Meg Ryan, Tin Robbins e Anthony Edwards, nomes que viriam se tornar famosos no decorrer dos tempos. Este último, por exemplo, ganhou notoriedade no seriado ER – Plantão Medico;

- A música “Take my Breath Away” - Cheap Trick, tornou-se hino das baladinhas dos anos 80 e não parava de tocar nas rádios. Em entrevista ao canal VH1, sua intérprete confessou que já não aguenta mais ter que cantá-la em seus shows. 

Eu & a obra: não o considero um dos melhores filmes que já assisti, mas gosto bastante. A produção tem seu mérito, já que foi lançada em uma época na qual comédias teen como Curtindo a Vida Adoidado, ou besterol do nível de Porky’s, tomavam conta das salas de cinema. Top Gun surgiu para ser um divisor de águas, misturando romance e aventura, e por isso entrou para a lista dos Novos Clássicos.