quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Eu & “The Wonders”


O filme que escolhi falar hoje é simplesmente delicioso. The Wonders – o sonho não acabou (That Thing You Do!) é uma produção lançada em 1996 e que teve Tom Hanks estreando como roteirista e diretor.

A história se passa em 1964, época em que o fenômeno The Beatles imperava os Estados Unidos, quando surge em uma pequena cidade da Pensilvania um grupo musical chamado Oneders, seguindo o estilo dos britânicos.

Descobertos por Sr. White (Tom Hanks), que se torna seu agenciador, a banda passa a se chamar The Wonders e a contar com o jovem Guy Petterson (Tom Everett Scott) como novo baterista, que entra no lugar de seu antecessor devido a um acidente com as mãos na véspera de um show de calouros.

Graças a presença de Guy, que é louco por Jazz, os The Wonders ganha uma nova batida e conquista o grande público, tendo a música “That Thing You Do!” encabeçando as paradas de sucesso nas rádios locais.

Não demora muito, a mesma vai parar entre os primeiros lugares da Billboard e o grupo fecha uma intensa agenda de shows, sempre destacando o talento e a empatia do baterista. Porém, tanto sucesso assim sobe à cabeça de Jimmy Mattingli (Johnathon Schaech), vocalista, compositor e fundador da banda.

Se não bastasse invejar a popularidade de Guy, Jimmy também não aceita tantas mudanças impostas por White em “sua banda”. Irritado, ele começa a discutir com todos, provocando mal-estar e distanciamento entre os integrantes. Inclusive de Faye Dolan (Liv Tyler), sua namorada e fiel escudeira, por quem Guy já está completamente apaixonado.

O clima esquenta e no decorrer da trama todos percebem que os The Wonders poderia ter tido um sucesso maior ainda, mas como todo grande fenômeno, infelizmente um dia termina com a mesma rapidez que começou.   


Vale a pena conferir: porque The Wonders  - o sonho não acabou é uma daquelas histórias que a gente não se cansa de assistir. Bom filme, ótimas atuações, Tom Hanks não fez feio como diretor e as músicas ainda são uma delícia.

Melhor cena: gosto muito de quando os integrantes da banda escutam pela primeira vez a música "That Think You Do!" tocando na rádio, além da passagem em que Guy vai a um bar de Jazz e se depara com um grande ídolo seu. Por fim, curto as apresentações da banda, com direito a histeria do público. É muito bom! Aliás, qualquer semelhança com as "aventuras" vividas pelos The Beatles em início de carreira não é mera coincidência.     

Curiosidades:  os quatro intérpretes dos integrantes da banda tocaram juntos semanas antes das filmagens iniciarem para se entrosar, mas durante as apresentações todos foram dublados; 

- Tom Hanks foi convencido pela esposa, Rita Wilson, de que Tom Everett Scott era perfeito para o papel de Guy. Hanks tinha receio porque o ator lembrava ele quando jovem;

-  “That Think You Do!” tornou um genuíno hit da parada de sucessos com o disco The Wonders, de 1996. A canção chegou a 41º no Billboard Hot 100, 22º no Adult Comtemporary, 18º no Adult Top 40, e 24º na Top 40 Mainstream). Além de concorrer ao Oscar e ao Globo de Ouro (1997) na categoria melhor canção original.     

- Embora muitos pensem ao contrário, a banda The Wonders é fictícia. Entretanto, quatro singles foram lançados para o filme e até hoje ThatThink You Do! toca nas rádios. São elas: 

-         That Think You Do!
-         Little Wild One 
-         Dance With Me Tonight
-         All My Only Dreams

Eu & a obra: amo The Wonders! Peguei na locadora por um acaso, talvez por gostar do Tom Hanks, e me apaixonei por esse filme que considero leve e muito gostoso. Além de ter uma história bacana e até divertida, apesar de ser considerada comédia dramática, ainda tem como pano de fundo rock e jazz, dois ritmos musicais que adoro, e a riqueza dos anos 60. Já perdi a conta de quantas vezes assisti e recomendo.