quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Eu & “Grease”

Ainda no ritmo dos musicais, ontem revi um que amo de paixão. O que acabou despertando minha vontade em falar dele. Grease – Nos Tempos a Brilhantina (Grease, 1978).

A história começa no verão da década de 50, quando os estudantes Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John) se apaixonam durante suas férias. Mas como a jovem logo voltaria para a Austrália, eles acreditaram se tratar apenas de um amor de verão.

Assim que as aulas retornam, Danny descobre que a garota pela qual se encantou durante as férias não viajou. Na verdade, Sandy foi parar na mesma escola que seu amado.

Mas o que parecia ser um presente do destino, logo vira uma desilusão para a jovem. Danny é imaturo e gosta de manter a imagem de durão. Bem diferente daquele rapaz sensível e amoroso, pelo qual ela se interessou.

No decorrer da história o romance entre o casal sofrerá não só com influências externas, como também com o orgulho de cada um. Por conta disso, ambos terão que mudar. Isso se quiserem realmente engatar um namoro.

Vale a pena conferir: Porque Grease é um filme simplesmente maravilhoso, que soube retratar muito bem a rebelde juventude dos anos 50. Divertido, alegre, apaixonante e o que é melhor, embalado por muita música bacana e um casal de protagonista talentosíssimos, tanto na interpretação como também nas artes de dançar e cantar.

Melhor Cena: Várias!!! Já no primeiro dia de aula, Sandy e Danny falam sobre seus romances de verão. Cena embalada pela maravilhosa música “Summer Nigths”.

- Destaco também a participação dos alunos em um concurso de dança para a TV. Nessa, John Travolta dá um show dançando!

- A cena em que rola o pega entre Danny e um desafeto.

- A última cena, formada por uma sequência de músicas. A começar por “You're The One That I Want”, seguida de “We Go Together”. Ambas cantadas por todo o elenco. Fechando, uma sequência de imagens pertencentes ao anuário escolar, embalada pela música “Grease” (título do filme) na voz de Frankie Vallie. Essa mesma música também abre o filme, apresentando o elenco em imagens de HQ.


Curiosidades: Antes de virar filme, o musical Grease estrelou nos palcos da Broadway e bateu muitos recordes de bilheteria.

- O filme marcou a estreia no cinema da atriz australiana Olívia Newton-John e consolidou a carreira de John Travolta em musicais, já que um ano antes ele surgiu no papel de Tony Manero, dançarino de Os Embalos de Sábado à Noite.

- Grease é do mesmo diretor de Os Embalos de Sábado à Noite.

- As canções “Summer Nights” e “You’re the One I Want”, duetos de John Travolta e Olivia Newton-John, estiveram nos hit-parade do mundo inteiro. Já “Hopelessly Devoted to You” recebeu indicação ao Oscar, na categoria Melhor Canção Original.

- Além do Oscar, concorreu a cinco globos de ouros: melhor filme, ator de comédia ou musical, atriz de comédia ou musical e duas indicações de músicas – “Grease” e “You're the One that I Want”.

- Em 2008 o filme completou 30 anos e para comemorar a data, edições de ouro do DVD e CD chegaram ao mercado.

- Por fim, a cantora Sandy afirma que seu nome foi inspirado na protagonista do filme. Pena que pronunciado em português soa um tanto estranho. Rsrs.

Eu & a Obra: Grease é mais um daqueles filmes que vi quando pequena e me apaixonei. Amo as músicas, coreografias e a história em si, que além de romance fala muito sobre amizade e os anos 50. Que eu adoro!

Tenho o DVD em minha videoteca e o Cd, na minha discoteca. E não me canso de assistir e muito menos, ouvir suas músicas. Com certeza, é um filme para toda a vida.

Quando completou 30 anos, falei sobre ele em meu outro blog. Se quiser, confere lá: http://blogespetaculosas.blogspot.com/2010/03/30-anos-de-grease.html  


Bonus: Confira também a trilha sonora - http://www.cineplayers.com/trilha.php?id=37

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Eu & “Hair”

Sempre disse que rever um filme é legal porque você tem a chance de observar aquela produção através de uma outra perspectiva. Por conta disso, descobre coisas novas. Recentemente tive esta experiência com o filme que falo agora aqui no Eu, eu mesma & meus filmes.

O clássico Hair (Hair, 1979) trouxe para o cinema discussões como liberdade, patriotismo, a famosa “Era de Aquário” e tudo o que a geração hippie representou na construção de uma sociedade.

O musical começa quando Claude (John Savage) chega à Nova York para se apresentar como recruta da Guerra do Vietnã. Assim que pisa na cidade, ele conhece um grupo de hippies, liderados por Berguer (Treat Willians), e Sheila (Beverly D’Angelo), jovem pertencente a alta sociedade.

Ao perceber que Claude está apaixonado por Sheila, Berguer e sua trupe resolvem proporcionar ao rapaz alguns momentos de prazer. Antes que ele vá para a guerra. Momentos esses que virão acompanhados de muita confusão, reflexão e música.

Vale a pena conferir: Porque nunca um clássico foi tão atemporal quanto Hair. O filme aborda com maestria temas relacionados a uma sociedade ditatorial e moralista. É muito louco, mas ao mesmo tempo uma delícia.

Melhor Cena: A primeira a ser citada vem logo no início, com a chegada de Claude embalada pelo sucesso “Aquarius”. Impossível não se arrepiar com a música e muito menos, a cena.


- Quando Berguer, e seu grupo, invade a casa de Sheila durante um almoço. Ele canta e dança em cima da mesa. Ótima interpretação do ator.

- Quando quase todo o grupo nada nu, à noite, em um lago. Inclusive Claude e Sheila.

- Por fim, quando todos viajam para se despedirem de Claude antes que ele siga em viagem para o Vietnã. Essa, com direito a um final excepcional ao som de “Let the Sunshine in”.

Curiosidades: O filme Hair e baseado em um espetáculo da Broadway de mesmo nome, que fez muito sucesso nas décadas de 60 e 70. Atualmente uma adaptação brasileira está em cartaz nos palcos cariocas.

- O diretor de Hair é Milos Forman, que também dirigiu o brilhante filme O Povo Contra Larry Flint.

- Beverly D’Angelo, que dá vida a jovem Angela, é a esposa de Chevi Chase no filme Férias Frustradas. Aqui ela aparece bem novinha. Assim como Treat Willians (Berguer), conhecido pela série de TV Everwood.

Eu & a Obra: Vi Hair pela primeira vez quando era bem novinha e passei muito tempo sem rever. Como minha sobrinha ganhou o DVD, outro dia estava à toa e resolvi assistir. Que maravilha poder observar novas coisas, já que muitos detalhes eu não me lembrava mais. Além de confirmar que quando um filme é bom, jamais perde a qualidade. Mesmo com o passar dos anos.