terça-feira, 6 de abril de 2010

Eu & “A Outra”

Ontem fui pega por uma dessas suspresas deliciosas. Acabei vendo um filme que, à primeira vista, em nada me chamava a atenção Mas após vê-lo, fiquei completamente encantada pela história.

O filme A Outra (The Other Boleyn Girl) é recente (2008) e traz em seu elenco as atrizes Natalie Portman e Scarlett Johansson como protagonistas. A história se passa na Inglaterra, durante o reinado de Henrique VIII.

As irmãs Ana (Natalie Portman) e Maria (Scarlett Johansson), por influência do pai e tio, são levadas à corte com o intuito de seduzir o rei. Como damas da rainha Catarina de Aragão (Ana Torrent), elas passam a ficar em evidência.

Maria logo cai nas graças de sua magestade, com quem acaba tendo um filho bastardo como fruto de seu caso com o rei. Enquanto isso, Ana vai para a França. A jovem retorna à Inglaterra quando o rei demonstra falta de interesse em Maria.

Mais esperta que a irmã, Ana passa a seduzir Henrique VIII se fazendo de difícil. Ela vira a cabeça do rei de uma tal forma, que ele acaba nao apenas desprezando Maria e o “filho homem” que ela lhe deu, como também a rainha e a filha legítima. Por amor ou feitiço, o rei se separa da esposa e casa-se com Ana.

A relação dos dois não é das melhores. A separação de Henrique dividiu a Inglaterra e fez com que seu país brigasse com a igreja católica. No fundo o rei sabia que não havia feito uma boa escolha e demonstrava isso, sendo rude e indelicado com Ana .

A nova rainha engravida do rei e dá à luz uma menina – Elizabeth - deixando todo o reino decepcioando - afinal, ainda não havia um herdeiro homem para o trono - assim como seu pai e tio, que sempre demostraram interesse pelo poder. Com medo de ser traída pelo marido, ela engravida logo em seguida e é aí que sua vida vira de ponta cabeça, causando problemas irreversíveis.

O filme é simplesmente maravilhoso. Trata de vários sentimentos como ambição, traição, amor e suspense. Tem um desfecho chocante, no qual pensamos na seguite questão: até que ponto vale ir em busca de seus objetivos?

Porque vale a pena conferir: Além de ter uma intriga muito bem amarrada, traz fatos à tona jamais conhecidos pela história. Fatos esses surpreendentes.

Curiosidade: A filha que Ana tem com Henrique se torna a primeira Rainha Elizabeth na história da Inglaterra.

Eu & a Obra: De início acreditei se tratar de mais um desses filmes em que poder e sedução é o ingrediente. Ainda me deparei com Scarlett Johansson, atriz que acho “sem sal”. Não mudei minha opinião sobre ela, mas simplesmente a-me-i esse filme.