sábado, 26 de junho de 2010

Eu & “Saneamento Básico”

O filme que cito agora no blog, vi pela primeira vez esta semana. Como me encantei com a história, não podia deixar passar muito tempo para expressar minhas impressões em relação a obra.

Saneamento Básico é uma produção nacional. Lançada em 2007 e dirigida por Jorge Furtado, tem como pano de fundo o Rio Grande do Sul. Nada mais natural, levando em consideração que seu diretor é gaúcho.

A história se passa numa pequena colônia de italianos, localizada no Sul do país, onde os moradores lutam por um tratamento de esgoto na região. E embora vivam solicitando à prefeitura tais obras, o mesmo não ocorre devido a falta de verba.

Numa dessas investidas, Marina (Fernanda Torres) e seu marido Joaquim (Wagner Moura) são orientados por uma pessoa de dentro da prefeitura a realizarem um vídeo institucional em troca de uma verba no valor de R$10.000. Dinheiro que seria mais do que suficiente para a realização da obra.

Marina e Joaquim se juntam a Silene (Camila Pitanga), Fabrício (Bruno Garcia) e Sr. Otaviano (Paulo José) para a realização do vídeo cujo tema é “Saneamento Básico”.

Apesar de amador, o projeto custa acima do esperado e dá muito trabalho para finalizá-lo, mas um retorno surpreendente.

Vale a pena conferir: Porque é uma grande surpresa. História engraçada, leve e bacana, mas com uma sutil crítica política. E o elenco dispensa comentários. Simplesmente sensacional!

Melhor Cena: Para mim a cena mais bonita é uma sequência em que Wagner Moura vai de moto, acredito que até o centro da cidade. Fotografia e trilha lindas! Ele segue viagem por uma estrada, embalado ao som de “Io che amo solo te”. Confesso que meus olhos se encheram de lágrimas. Aliás, a trilha sonora é recheada de músicas italianas.

Eu & a Obra: Por várias vezes em que fui à locadora me peguei com a capa desse filme nas mãos e a dúvida em alugá-lo, na cabeça. Acabei não me decidindo e, após vê-lo na telinha da Globo me pergunto: como fiquei tanto tempo sem assisti-lo?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Eu & “Os Caça – Fantasmas”

Ontem eu tive uma deliciosa surpresa, rever um filme que marcou minha adolescência. E provavelmente a de muita gente por aí. É por isso que hoje ele está aqui, na seção “Novos Clássicos”.

Os Caça-Fantasmas (Ghost Busters) é uma produção de 1984. O filme conta a história de três amigos que, ao perderem seus empregos, decidem abir o próprio negócio.

Cientistas, Dr. Peter Venkman (Bill Murray), Dr. Raymond Stantz (Dan Aykroyd) e Dr. Egon Spengler (Harold Ramis) seguem o ramo da psicologia. E para dar continuidade aos seus trabalhos, inauguram uma firma de caça-fantasmas.

O que parecia uma loucura aos olhos de pessoas comuns, começa a dar certo. Já que uma onda de casos paranormais atormentam a cidade de Nova York. A equipe até aumenta, com a entrada de Winston Zeddmore (Ernie hudson).

A situação piora quando Dana Barrett (Sigourney Weaver) procura os serviços da empresa dizendo ter presenciado fatos estranhos em seu apartamento. Peter logo se interessa por ela e promete ajudá-la.

Mas o que ele não poderia imaginar, é que no prédio em que a moça mora há um portal com passagem para uma outra dimensão. E mais, ela e Louis Tully (Rick Mornis) – um outro morador – são a chave para esses dois mundos.

Vale a pena conferir: Sucesso de público e crítica, o filme Os Caça-Fantasmas é considerado uma das grandes revoluçoes do cinema nos anos 80. Numa época em que recursos gráficos estavam engatinhando, não fez feio ao colocar na telona “criatura sobrenaturais”. A história divertida caiu na graça de crianças e adolescentes.

Melhor Cena: Destaco três passagens. Primeiro quando Raymond é atacado sutilmente por um fantasma assanhado. Segundo, quando Dana – já possuída – se insinua a Peter. E por fim, a antológica cena do Homem Marshmellow.

Curiosidades: O filme alcançou um sucesso tão estrondoso que lhe rendeu uma continuação, Os Caça-Fantasmas 2 - lançado em 1989. A sequência foi a maior arrecadação de bilheterias no cinema, nos três primeiros dias de exibição ($ 29.472.894,00); A musica tema "Ghostbusters" animou muitas festinhas e é lembrada até hoje; O ator Dan Aykroyd é um dos roteiristas; O filme rendeu um desenho aimado, transmitido durante um tempo pela TV Globo; Alguns produtos que levavam o nome da marca e acredito ser pioneiro na expressão ectoplasma. Rsrs

Eu & a Obra: Via muito Os Caça-Fantasmas na seção da tarde e lembro que sempre curti, tanto o primeiro quanto o segundo. Gostava do desenho e adorava o Geleia, fantasminha verde que acaba ficando amigo deles. Fazia tempo que não o revia e adorei passar novamente por essa experiência.