quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Eu & “Caçadores de Emoção”

O título que trago hoje é uma delicosa aventura que consegue ser a cara do verão, estação que se aproxima. O filme Caçadores de Aventuras (Point Break) foi lançado em 1991 e trazia em seu elenco a dobradinha maravilhosa entre dois galãs da época, Keanu Reeves e o saudoso Patrick Swayze.

A história começa quando o agente federal Johnny Utah (Keane Reeves) é escalado para investigar uma onda de assaltos à bancos realizados por um grupo de mascarados, intilulados os ex-presidentes.

Ao lado do também agente Angelo Pappas (Gary Busey), os dois começam a desconfiar que a gangue de assaltantes são surfistas. Se a tese estiver certa, assim que o verão terminar os ex-presidentes irão parar de agir, o que dificultaria na resolução do caso.

Para dar continuidade às investigações, Johnny deve se infiltrar na área dos surfistas. E para isso, o primeiro passo é aprender a surfar. Ele conhece a jovem Tyler (Lori Petty) na praia e após arrumar um jeito de se aproximar, acaba convencendo ela a lhe dar aulas de surf.

No decorrer da convivência com Tyler, Johnny também conhece um grupo de surfistas liderados por Bodhi (Patrick Swayze) e acaba se tornando “membro” desse mesmo grupo.

As experiências adquiridas através de sua convivência com Bodhi, e o amor por Tyler, fazem com que Johnny enxergue a vida com outros olhos e já não sinta mais o peso com que sempre fora obrigado a levá-la.

Essa leveza acaba a partir do momento que o agente descobre em Bodhi a identidade de quem estava investigando. Aí a amizade, que aos poucos foi se construindo, de repente se transforma em uma caçada. E quem ganhá-la não significa que sairá vitorioso.

Vale a pena conferir: Porque é um filme ágil, com boas doses de aventura, roteiro bacana e sequências maravilhosas envolvendo esportes radicais. Além disso, as atuações de Keanu Reeves e Patrick Swayze no papel de surfistas. Ambos convenceram e mostraram uma parceria muito bacana.

Melhor Cena: Para mim a melhor cena é a sequência em que Johnny persegue Bodhi. Naquele momento ambos descobriram seus disfarces e ali representa muito mais do que um policial atrás de um bandido, e sim dois amigos extremamentes decepcionados um com o outro. Mas que, mesmo assim, são incapazes de se machucarem. Sem contar que é uma cena muito rápida, quase que infinita, com movimentos de câmeras excepcionais. É muito bom. Além disso, curto quando eles surfam à noite e quando pulam de paraquedas e formam uma estrela no ar. A cena é lindíssima. E o final, claro, que é P#¨&. Rsrs

Curiosidades: Foi o filme que trouxe de vez para a mídia o nome de Keanu Reeves, tranformando-o em galã. E honra seja feita, é o trabalho em que está mais bonito.

O astro Anthony Kiedis - vocalista do Red Hot Chili Peppers - faz uma ponta como surfista.

Aliás, a trilha sonora está recheada de bandas glam rock.

Como citei anteriormete, há uma cena em que o grupo salta de paraquedas e forma uma estrela no ar. Na época saíram algumas matérias na TV sobre a prática desse esporte e a informação de que eles realmente fizeram esta cena.

Outra curiosidade é a de que filmaram primeiro o final. Tanto que Keanu Reeves aparece com o cabelo maior, enquanto que Patrick Swayze está com ele mais curto.

Eu & a Obra: Caçadores de Emoção marcou muito minha adolescência. Primeiro pelo elenco, uma reunião de homens bonitos. Jamais esqueci a cena de Keanu Reeves deitado na cama, por cima de um lençol preto. Lindo demais!!! Segundo pela sua história, fotografia, sequências de cenas muito bem dirigidas, amarradas. Um marco para a geração anos 90, que deixou muitas saudades.