sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Eu & "Coraline"

Esse filme entrou em minha vida por acaso, quando vi o making of exibido no Warner Channel. Quis o destino que eu o assistisse também por acaso, já que minha sobrinha pegou o DVD emprestado com uma amiga. Hoje ele ilustra o blog e a lista dos meus favoritos.
Lançado em 2009, o filme Coraline e o Mundo Secreto (Coraline) é baseado no livro de Neil Gaiman. Do mesmo criador de O Estranho Mundo de Jack, Henry Selick, como seu antecessor é uma produção de animação sombria, cujas personagens fogem ao padrão estético comum.

A história é sobre a vida de Coraline Jones, uma menina insatisfeita com os pais que não lhe dão muita atenção. Entediada com a nova casa em que foi morar, ela se vê sem ter o que fazer e muito menos, amigos para conversar. Até que um dia, Coraline descobre uma porta secreta que serve de passagem para um mundo paralelo.

Ao atravessar esse portal, a jovem dá de cara com uma versão alternativa de sua própria vida. Aparentemente parecida com a atual, incluindo pessoas de seu convívio, porém bem mais atraente. Na nova vida seus pais são amáveis e tudo a sua volta ganha mais cor. A única estranheza notável são botões no lugar dos olhos das pessoas. Mas esse pequeno detalhe inicial não foi suficiente para impedir Coraline de se encantar com sua descoberta.

Conforme o tempo passava, aumentavam as visitas da menina à vida alternativa. Até que um dia ela recebe um convite de sua nova mãe: viver para sempre ali. Mas para isso, teria também que substituir seus olhos pelos botões. O pedido a fez desconfiar de algo estranho naquele mundo e se mostrar nem um pouco convencida a ficar.

Bastou Coraline desistir, para o comportamento de sua “nova mãe” mudar. Quando se deu conta, a jovem precisaria de muita coragem e determinação para retomar sua antiga vida, reencontrar seus pais verdadeiros e ainda desvendar o mistério que rondava aquele mundo paralelo.

Coraline é um ótimo filme. Aprentemente uma produção infantil, discute não apenas questões familiares. Ele reforça a ideia de que as aparências enganam através da sedução, já que a menina é atraída pelo que mais sentia falta: pais presentes e uma casa aconchegante.

Melhor Cena: Há várias cenas interessantes. Destaco sua primeira impressão com a vida paralela, as conversas com o gato e quando ela descobre a verdade sobre aquele mundo e tudo o que ele esconde.

Eu & a Obra: Apesar de ser um filme infantil, com classificação livre, acredito que nem todas as crianças deveriam assistir. Crianças muito pequenas podem não compreender a história e até se assustarem com ela.

Curiosidade: Em O Estranho Mundo de Jack, o diretor Henry Selick contou com a parceria de Tim Burton no roteiro, produção e composição das personagens. Apesar de não haver uma dobradinha em Coraline, é quase impossível não reconhecer traços do trabalho de Tim.