sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Eu & "Esqueceram de Mim"

É Natal! Época de confraternizar e agradecer a Deus tudo de bom que ele nos deu. Nada como escolher um título que, além de retratar tão bem essa festa, se tornou um clássico dos filmes do gênero.

O primeiro Esqueceram de Mim (Home Alone) ninguém esquece. Estávamos em 1990 quando John Hugues, roteirista de sucessos “teen anos 80” trazia para as telas o estreante Macaulay Culkin. Mal sabia ele (ou sabia) que aquele menininho loirinho, com cara de danado, viria a se tornar um dos astros mirins mais bem pagos na história do cinema.

O filme começa quando a família McCallister planeja sair de Chicago para passar o Natal em Paris. Mas, na véspera da viagem o caçula Kevin McCallister (Macaulay Culkin) se mete em uma pequena confusão. Como castigo sua mãe o obriga a dormir no sótão, deixando-o irritado. O menino chega a dizer que preferia estar sozinho, a conviver com pessoas que não o compreendem. “Cuidado com o que você deseja, ele pode se tornar realidade”.

O que ninguém poderia imaginar é que naquela madrugada ocorreria uma falta de luz. O relógio não desperta e por conta disso, a família se atrasa e sai apressada para o aeroporto. Já no meio da viagem, a mãe de Kevin tem a sensação de que esqueceu algo. Quando ela descobre se tratar do filho, é tarde demais.

E a confusão não para por aí. Se não bastasse estar sozinho em casa, uma dupla de ladrões pretende roubar as residências do local. Incluindo a dos McCallister. O que eles não imaginavam é que ali estava um menino que, apesar de seus oito anos, de frágil não tinha nada. Kevin consegue transformar a vida daqueles bandidos num verdadeiro inferno e fazê-los se arrepender de um dia ter planejado invadir sua casa.

Esqueceram de Mim consegue despertar no telespectador sentimentos como alegria, tristeza, emoção, amizade, amor, fraternidade e solidariedade, por isso se tornou um marco. O filme levou muita gente às salas de cinema e fez tanto sucesso, que ganhou uma continuação em 1992.

Esqueceram de Mim II – Perdido em Nova York (Lost in New York), contava com quase todo o elenco do primeiro e era tão bom quanto o primeiro. Mais tarde tivemos outras duas continuações, mas sem Macaulay Culkin. E o resultado foi um fiasco.

Melhores Cenas: O filme é muito engraçado e a atuação do então pequeno e novato ator é brilhante. As armadilhas que Kevin prepara para os ladrões são o carro chefe do filme. Mas eu destacaria duas cenas como as minhas preferidas. Primeira: quando ele vai ao supermercado sozinho e a atendente faz um monte de perguntas. Ao perguntar seu nome e endereço, Kevin diz que não fala com estranhos. Segunda: Há um homem que provoca medo em Kevin. Mas quando o menino tem a oportunidade de conhecê-lo, percebe se tratar apenas de um idoso solitário. Os dois acabam se tornando amigos e uma das cenas mais bacanas é quando conversam sobre seus problemas na igreja, durante a missa de Natal.

Curiosidade: O elenco contava com John Candy, comediante famoso na década de 80 e início dos 90. O ator trabalhou em muitas produções de John Hugues. Morto precocemente (1994), até hoje é lembrado por trabalhos como Jamaica Abaixo de Zero e Quem Vê Cara Não Vê Coração.

Eu & a Obra: Fui ao cinema ver Esqueceram de Mim. O filme era tão requisitado que assisti em pé. Dá para acreditar?! Mas, valeu tanto a pena que até hoje é um dos meus favoritos.