sábado, 27 de março de 2010

Eu & “As Duas Faces de um Crime”

Os recentes escândalos sobre casos de pedofilia na igreja católica me fizeram lembrar de um filme que vi faz muito tempo, mas que nunca mais esqueci. E hoje ele é destaque aqui.
As Duas Faces de um Crime (Primal Fear) é uma daquelas produções que provavelmente vai te surpreender. Lançada em 1996, o elenco contava com o veterano Richard Gere e o novato Edward Norton.

A história dá início quando o corpo de um arcebispo é encontrado com 78 perfurações. O crime choca a opinião pública, pois além de ter sido realizado de forma brutal, as evidências apontam para Aaron (Edward Norton), coroinha da igreja. Na ocasião, o jovem é encontrado com a camiseta suja de sangue. Por conta disso a promotoria pede a condenação máxima (pena de morte).

Devido a repercussão na mídia, o caso interessa a Martin Vail (Richard Gere), advogado ambicioso, vaidoso e sem muito escrúpulo. De olho no prestígio, ele se oferece para defender o rapaz sem cobrar nada pelos seus serviços.

Durante suas conversas com o Aaron, Martin percebe que se trata de alguém ingênuo e tímido, incapaz de matar uma mosca. E mais, o advogado começa a desconfiar que o rapaz era abusado sexualmente pelo arcebispo. Fato que depois acaba confessando e complementando. Não só ele, como outros jovens da paróquia.

Esse já era motivo suficiente para o rapaz ser condenado, afinal ele teria lavado a honra com o sangue do padre. Mas, algo novo surgiria mais para frente e esse sim seria um fato difícil de comprovar. Nos momentos de raiva, Aaron assume uma outra personalidade. Dá vida a alguém mais forte e decidido. Corajoso suficientemente para matar alguém.

Vale a pena conferir: As Duas Faces de um Crime é um daqueles suspenses que vai te prender do início ao fim, e ainda surpreendê-lo no final. O filme é ótimo, bem amarrado e com cenas de tirar o fôlego.

Melhor Cena: Não vou revelar porque perde a graça, mas sugiro que assista até o fim.

Curiosidades: O filme é uma adaptação do best seller de William Diehl e marcou a estreia de Edward Norton nos cinemas.

Eu & a Obra: Gosto muito desse filme porque contém características admiráveis em uma produção de suspense. Te surpreende, faz pensar o tempo todo e no final olhar e dizer: Q Filme! O destaque fica por conta do, então novato, Edward Norton. No papel de Aaron ele mostra que veio para ficar e tem muito ainda o que mostrar. Prova disso foram seus trabalhos seguintes em ótimos filmes como: O Povo Contra Larry Flint, Clube da Luta, Dragão Vermelho e O Incrível Hulk. Amo esse ator!

domingo, 21 de março de 2010

Eu & “Parenthood”

Acaba de ser lançada nos EUA uma série chamada Parenthood. Criada com o intuito de brigar pela audiência com Brothers and Sisters, essa nova produção também tem como foco a vida em família. O que poucos sabem é que essa nova série leva o mesmo nome de um filme lançado na década de 80, que também narrava a história de uma família bem problemática.

Aqui no Brasil o filme Parenthood levava o nome de "O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra". Lançado em 1989, trazia o comediante Steve Martin como Gil, o patriarca dos Buckman.

Ao lado da esposa Karen, vivida pela atriz Mary Steenburgen, ele tenta viver em harmonia com a família. Além de educar seus três filhos, o que inclui manter o senso de humor diante de situações inesperadas, conservar a carreira de sucesso e assumir o posto de marido atencioso.

Paralelo a isso, Gil ainda precisa lidar com parentes que só lhe trazem problemas. Entre eles, um irmão viciado em jogo, a irmã divorciada - que tem uma filha adolescente rebelde e um filho que sente a falta do pai - e um cunhado esnobe, cujo lema é transformar a filha em gênio.

Com o tempo, e muitos desafios, o casal descobre que essa tarefa não é lá tão fácil assim. E que para obter êxito, precisam de um bom jogo de cintura. Afinal, o segredo para uma família perfeita é deixar os filhos escolherem o próprio caminho.

Vale a pena conferir: porque é um filme que discute a relação entre pais e filhos, com uma boa dosagem de humor e drama.

Melhores Momentos: Ver Steve Martin atuar é sempre uma delícia, já que ele é o tipo de ator que mesmo em momentos dramáticos consegue arrancar boas gargalhadas. Quem não se lembra de O Pai da Noiva?

Curiosidade 1: Parenthood foi um dos primeiros filmes que Keanu Reeves atuou. Ele faz par romântico com a personagem de Martha Plimpton, atriz de Os Goonies. Ambos aparecem com um visual punk, característica dos jovens rebeldes da época.

Curiosidade 2: Para quem não sabe... Embora Martha Plimpton tenha feito alguns trabalhos seguidos na telona, ficou mais conhecida por ser namorada do saudoso River Phoenix. Após a morte do ator, nunca mais se falou dela. Até reaparecer em 2009, numa participação especial nos dois primeiros episódios (6ª temporada) de Grey’s Anatomy.

Curiosidade 3: Quem também participa do filme é Joaquim Phoenix, irmão de River Phoenix, conhecido hoje em dia pelo papel do cantor Johnny Cash no filme Johnny e June.