sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Eu & “Amor Sem Fim”


Tive inspiração para falar sobre esse filme assistindo Glee, essa semana. Em uma cena da série, Rachel e o professor do Clube Glee fazem um dueto com “Endless Love”, música tema do filme de mesmo nome.

Amor Sem Fim (Endless Love) é considerado, por toda uma geração, um dos romances mais lindos da história do cinema. Lançado em 1981, teve direção de Franco Zeffirelli (o mesmo de Romeu e Julieta) e Brooke Shields, na flor da idade, como protagonista.

A história é baseada no namoro entre os jovens David (Martin Hewitt), de 17 anos, e Jade, (Brooke Shields) de 15, e mostra como a paixão entre eles cresce a cada dia, tornando quase impossível permanecerem separados por muito tempo.

Apesar de sofrer represálias do pai da moça, por conta da pouca idade de Jade, no início o romance entre o casal contava com o apoio de Ann (Shirley Knight), mãe dela. Mas, com os jovens iniciando uma vida sexual, a relação vai ficando intensa e cada vez mais incontrolável.

O ápice da situação é quando Hugh (Don Murray), pai de Jade, descobre que David passou a noite no quarto da filha e proibe o namoro. O rapaz então resolve, a todo custo, reconquistar a confiança da família. Mesmo que para isso seja necessário tomar atitudes extremas.

Amor Sem Fim é sem dúvida um dos filmes mais lindos e também mais tristes. Afinal, faz valer a velha temática de Shakespeare: um grande amor nem sempre dá certo. E se não bastasse isso, na maioria das vezes ainda vem seguido de tragédias.

Melhor cena: Uma das cenas mais bonitas é quando David e Jade têm sua primeira noite de amor. O rapaz finge que vai embora, volta e os dois se amam, no silêncio da noite, em frente à lareira.

Pior cena: A separação deles vem com uma carga de momentos ruins, e o pior é a internação de David numa clínica psiquiátrica.

Trilha Sonora: A trilha sonora foi imortalizada pelo sucesso “Endless Love”, interpretado por Diana Ross e Lionel Richie. A música já foi reproduzida em séries de TV como Friends (por Chandler e Phoebs) e agora Glee.

Curiosidade 1: Apesar de interpretar uma jovem com 15 anos, Brooke Shields estava com 16 quando deu vida à Jade. 15 anos ela tinha no filme A Lagoa Azul (1980). Em ambos os trabalhos, teve autorização para protagonizar cenas de nudez. Mesmo assim, anos mais tarde surgiram rumores de que o juizado estava processando seus responsáveis.

Curiosidade 2: Tom Cruise fez sua primeira aparição nas telonas nesse filme, interpretando um amigo do irmão de Jade (vivido por James Spader). Outro que também faz uma participação é o ator Ian Ziering, o Steve Sanders de Barrados No Baile.

Eu & a Obra: Quando era adolescente tinha uma amiga, chamada Luciana, que morava no mesmo prédio que eu. Mais velha, ela adorava Amor Sem Fim e vivia escutando a música tema. De tanto falar, na primeira oportunidade acabei assistindo ao filme e confesso, é uma das produções que marcou a minha vida. Até hoje choro com a história e a letra de Endless Love. Mas quem não se emociona?