quinta-feira, 1 de abril de 2010

Eu & “Green Card”

No dia em que se comemora o “dia internacional da mentira”, escolho um filme no qual a mentirinha foi por uma boa causa.
Green Card – Passaporte para o Amor (Grenn Card) foi lançado em 1990 e trazia Gérard Depardieu e Andie MacDowell como o casal protagonista dessa deliciosa trama.

De um lado está George Faure (Gérard Depardieu), compositor francês que, apesar de morar nos Estados Unidos, está com o visto preste a expirar. Sua única chance para continuar no país é conquistando o green card, casando-se com uma americana legítima.

Do outro está Brontë Mitchell Faure (Andie MacDowell), solteirona americana que sonha alugar um apartamento em um conceituado prédio de Manhattan. No caminho, um problema. Solteiros não entram.

A história dos dois se entrelaça a partir do momento em que ambos resolvem inventar um casamento de mentirinha, em prol do sonho de cada um. No início tudo foi festa. Ele consegue o visto provisório e ela, o apartamento. Até o dia em que a imigração desconfia da relação e o casal passa a ser investigado.

Aí vai ser preciso forjar uma intimidade, que até então era inexistente, para que a farsa não seja descoberta. Farsa essa que pode levar Brontë ao despejo e George, à deportação. Green Card é uma comédia romântica deliciosa de se ver. Eu recomendo!

Ponto Alto: A química entre Gérard Depardieu e Andie MacDowell é tão gostosa que faz gosto vê-los juntos e torcer por um final feliz. É um daqueles filmes em que o amor começa de repente, faz a gente acreditar no sentimento e se emocionar com ele.

Melhor Cena: Destaco a sequência em que eles precisam estudar sobre cada um, para provarem ser realmente um casal. E quando se descobrem verdadeiramente apaixonados. Histórias assim são sempre muito bacanas e mexem com a gente.

Eu & a Obra: Quando estava pensando num filme para citar aqui, em homenagem a essa data, o primeiro que me passou pela cabeça foi Green Card. Mesmo assim, cogitei a possibilidade de Curtindo a Vida Adoidado e Enquanto Você Dormia. Mas, ao ler o jornal de domingo – aquele que dá a programação da semana – vi que Green Card ia passar (30/03) na HBO. Não revi, pois não tenho esse canal. Mas não poderia deixar esse “sinal” passar em branco. Acho que fiz a escolha certa. Rs.