sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Eu & “O Segredo de Mary Reilly”

Li recentemente que um desses canais a cabo está passando uma série baseada na história de o “médico e o monstro”. Isso me fez lembrar de um filme, da década de 90, que também foi baseado no clássico.
O Segredo de Mary Reilly (Mary Reilly) é uma produção de 1996, dirigida por Stephen Frears. A história se passa no século XIX e tem início quando a jovem Mary (Julia Roberts) vai trabalhar como empregada na casa do Dr. Jekyll (John Malkovich).

Vindo de uma vida dura, na qual sofria maus tratos, Mary acaba vendo seu patrão como amigo e confidente. No decorrer do tempo, o médico ganha sua confiança e com isso, a jovem passa a idolatrá-lo.

A única coisa que intriga Mary é Hyde, o assistente de Jekyll. Apesar de saber da sua existência, ela nunca o encontrava. Um dia a curiosidade falou mais alto e Mary finalmente o conhece. Oposto de Jekyll, assim define-se Hyde. Enquanto o médico é um senhor gentil, sério e confiável, Hyde é um jovem grosseiro, debochado e perigoso.

Os encontros continuavam e conforme Mary se aproximava de Jekyll e Hyde, descobria semelhanças assustadoras entre duas pessoas tão diferentes.

Quando percebe, a jovem está amando um e atraída pelo o outro. Enquanto Jekyll a fazia se sentir amada, com Hyde ela era desejada. O que Mary não sabia era que essa relação ia se tornar cada vez mais perigosa, quando o segredo envolvendo os dois cientistas viesse finalmente à tona.

Embora tenha sofrido com as críticas, O Segredo de Mary Reilly é um ótimo filme. John Malkovich está excelente. Tanto como médico, quanto como monstro. Parece mesmo se tratar de duas pessoas diferentes.

Já Julia Roberts foi apontada como inexpressiva. Mas não se pode esquecer que seu papel é de uma mulher simples, sem graça. Por isso, não consigo ver seu trabalho ruim. Aliás, na época falaram até que conseguiram colocar Julia Robert feia.

Melhor cena: Destaque para as cenas de Mary e Hyde. Infelizmente o Jekyll é chatinho e o público tende a torcer pelo “malvado” Hyde. Vale lembrar também que o filme é suspense e por isso, há momentos que dão um friozinho na barriga.

Curiosidade: Glenn Close (Sra. Farraday) retoma a parceria com John Malkovich, iniciada em Ligações Perigosas. No filme ela interpreta uma espécie de cafetina que sabe o segredo entre Jekyll e Hyde.  

Eu & a Obra: Nunca gostei muito de John Malkovich como ator. E nem vejo beleza nele. Mas tenho que confessar, o ator está tão sedutor como Hyde que fica impossível não achá-lo charmoso e envolvente.