quarta-feira, 28 de abril de 2010

Eu & "Nine"

Para não dizerem que fico presa a filmes antigos, minha escolha dessa vez é uma produção bem recente. O musical Nine estreou no Brasil em janeiro deste ano e ainda concorreu ao Oscar por sua trilha sonora. Aliás, uma pena que não ganhou.

Lançado em 2009, o flme é um adaptação de um clássico de Frederico Felline chamado Oito e Meio (Otto e Mezzo). A história é focada em Guido Contini (Daniel Day-Lewis), diretor de cinema bem sucedido que está produzindo seu mais novo trabalho.

Prestes a começar as filmagens na Itália, onde toda a equipe se alojou, Guido está passando por uma total falta de inspiração. O que ninguém sabe é que, apesar de anunciado o filme e escalado o elenco, ele ainda não escreveu o roteiro.

Para complicar ainda mais sua vida, seu casamento passa por uma crise. E como ele não é nenhum santo, ainda tem amante fixa (Penélope Cruz) e uma facilidade imensa em seduzir mulheres à sua volta. Como acontece ao conhecer uma jornalista, vivida por Kate Hudson.

Na verdade eu diria que o filme é mais ou menos baseado nas mulheres da vida de Guido e suas relações com elas, que vão desde sua mãe - interpretada por ninguém menos que Sophia Loren -, até a esposa Luisa (Marion Cotillard). Passando pela figurinista (Judi Dench) e a primeira musa de Guido – uma espécie de “rameira” - que ele conheceu quando menino. Quem faz o papel é a cantora Fergie e sua aparição é brilhante.

Vale a pena coferir: Para quem gosta de musicais, esse não deixa a desejar. A história é bem legal, apesar de ser um drama. Elenco afinadíssimo e produção de primeira, com direito a belas imagens. Incluindo minha querida Itália. E ainda tem Sophia Loren, eterna musa do cinema italiano.

Melhor Cena: Como se trata de um musical é claro que as melhores cenas estão relacionadas aos seus números. Com destaque para Fergie, que é de arrepiar. Confesso, eu não sabia que ela cantava tão bem. A passagem de Penélope Cruz é bem divertida e, apesar das críticas terem sido contra, gostei muito de Kate Hudson. Lamento que Nicole Kidman tenha sido muito mal aproveitada.

Curiosidade: Como disse inicialmente Nine é baseado em Oito e Meio, filme autobiográfico de Fellini. Na época em que o realizou o diretor estava com 41 anos, supostamente sofria uma crise em seu casamento com a atriz Giulietta Masina e um bloqueio criativo. Só que usou isso na obra. E ao fim da projeção, o espectador percebia que Guido/Fellini tinha conseguido realizar seu filme.

Eu & a Obra: A perguta que não quer calar: Como Daniel Day-Lewis consegue conquistar mulheres tão bonitas? Quem homem sem graça.