quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Eu & O “Diário de Bridget Jones”

Como último filme do ano, escolhi um pelo qual tenho identificação e um carinho especial. O Diário de Bridget Jones (Bridget Jones's Diary) é uma produção inglesa. Lançada em 2001, trazia em seu elenco principal os atores Renée Zellweger, Colin Firth e Hugh Grant.

No filme, Bridget Jones (Renée Zellweger) é uma solteirona de 32 anos que se envolve com Daniel Cleaver (Hug Grant), seu chefe. E quando acredita que esse relacionamento pode dar certo, descobre que na verdade ele não passa de um canalha galanteador.

Cansada da vida solitária e sem graça que vinha levando, na passagem do ano, Bridget decide dar um novo rumo à sua história. E o primeiro passo é escrever um diário, onde possa depositar todas as suas experiências, agradáveis ou não, e também angústias, desilusões e raiva.

Ela decide mudar de emprego, indo trabalhar na TV. Em sua primeira entrevista de destaque, consegue um furo de reportagem graças a Mark Darcy (Colin Firth), um renomado advogado cujos pais são amigos da família de Bridget, quem ele conhece desde criança.

Bridget sempre odiou Mark, a quem ela julgava metido e egocêntrico. Mas esse sentimento acaba despertando algo mais forte, o que a faz acreditar que ele possa se tornar um grande amor.

Paralelo à isso, Daniel e Mark são inimigos. E no decorrer da história, ambos vão brigar pelo coração de Bridget. Pronto, está armado um dos triângulos amorosos mais gostosos do cinema.

Vale a pena conferir: O Diário de Bridget Jones é um dos filmes mais românticos e engraçados que já vi. Com uma história bacana, tem como foco problemas comuns no dia-a- dia de qualquer um, já que aborda questões como solidão, baixa autoestima, realização profissional e a procura por um grande amor. Além disso, a trilha sonora é maravilhosa.

Melhor Cena: Eu destaco várias. Primeiro, logo no início do filme aparece Bridget arrasada, chorando e comendo feito uma louca, ao som de “All by Myself”. O que era para ser uma cena deprê, acaba se tornando engraçada por causa da junção de imagem e trilha.

Depois, destaco a cena em que Mark e Daniel brigam no aniversário de Bridget. Novamente ao som de uma trilha, desta vez “It's Raining Men”, a sequência se estende pela rua e a música encaixa muito bem à cena. Ponto para a edição!

No fim, o tão esperado encontro entre Bridget e Mark. Também ao som de uma música perfeita, “Ain't No Mountain High Enough”, é uma sequência maravilhosa de encontros e desencontros, que termina com um beijo de tirar o fôlego. Destaque para Bridget dizendo que bons garotos não beijam assim. E Mark a repreende, afirmando que beijam sim. Aí é para qualquer um se apaixonar.

Curiosidades: O filme fez tanto sucesso que rendeu uma continuação. Em Bridget Jones – No limite da Razão (The Edge of Reason), produção de 2004, Bridget e Mark vivem um romance estável, mas ela continua insegura na relação, já que Mark nunca decide marcar a data do casamento. A situação piora quando ele começa a trabalhar com uma jovem advogada. Morta de ciúmes, Bridget cria situações que fazem com que os dois briguem e o namoro esfrie. Durante este distanciamento quem reaparece é Daniel, dando continuidade à rixa entre os dois ex-amigos e ao triângulo amoroso.

- Para a sequência, Renée Zelweger engordou bastante.

Eu & a Obra: Quando vi este filme pela primeira vez, peguei na locadora. Não o conhecia, foi por acaso, mas me apaixonei de tal forma que ví e revi outras vezes. O segundo também foi assim, embora curta mais o primeiro. Também li o livro e dei a sorte de comprar um box, contendo os dois filmes, para minha cinemateca. Gosto dele porque me identifico com a história. Essa busca por um bem estar profissional, pessoal e um grande amor. Quem não queria um Mark Darcy em sua vida?

Escolhi este filme para postar hoje aqui por conta deste recomeço natural que se deseja em todo fim de ano. Na última cena da produção, Mark afirma que comprou um diário novo para Bridget porque está na hora de escrever uma nova história. E é isso que desejo à todos vocês. De preferência com um Mark Darcy, ou uma Bridget Jones, em suas vidas. Feliz ano novo! A gente se vê em 2011.