quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Eu & “10 Coisas que eu Odeio em Você”

Taí um filme que eu não havia programado falar a respeito tão cedo, mas como ele passou recentemente na “Sessão da Tarde” – TV Globo, achei que seria uma boa deixa para entrar na minha seção “Cinema em Casa”.

Esse romance, dirigido por Gil Junger, estreou em 1999 e não precisou de muito esforço para conquistar o público. A sinopse é a seguinte: jovem menina, filha de pai conservador, sonha ter uma vida social, recheada de romance, mas em seu caminho está a irmã mais velha, garota independente, feminista, do tipo que não está nem aí para as baboseiras do coração. Já dá para imaginar o que vem a seguir...

Elenco jovem e trilha sonora marcante, a grande sacada da produção foi trazer para o moderno uma história baseada na peça A Megera Domada, de Shakespeare. A semelhança é tanta que até o nome das irmãs, Bianca e Kat (Katerine) se manteve. E assim como na peça, cuja ideia era encontrar um homem que aceitasse se casar com a filha mais velha, no filme, Bianca (Larisa Oleynik) pede ajuda ao jovem Joey (Andrew Keegan), que gosta dela, para encontrar um rapaz capaz de conquistar o coração da dura Kat (Julia Stiles), abrindo assim o caminho para os dois namorarem.

Paralelo a isso, o garoto mais popular da escola também está interessado na jovem Bianca. Fingindo querer ajudá-lo, Joey convence esse rapaz a pagar alguém para sair com Kat. É aí que entra Patrick (Heath Ledger), rapaz misterioso, bem ao estilo James Dean, e tão durão quanto a jovem. Seria ele seu par perfeito?

Além de se tornar um dos filmes mais querido pelos jovens, 10 Coisas que eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You) apresentou a Hollywood atores como Julia Stiles (O Sorriso de Monalisa) e o saudoso Heath Leadger, que antes de morrer imortalizou o vilão Curinga em Batman – O Cavaleiro das Trevas. Trabalho que lhe rendeu um Oscar in memorian.

Melhor cena: Romântica eu diria a que Patrick canta a música “Can’t take my eyes off you” para Kat, em plena quadra do colégio. Ali ele começa a conquistar seu coração. Já emocionante... quando Kat se decepciona com Patrick, como trabalho de escola ela escreve um poema citando as 10 coisas que odeia nele. Daí o nome do filme.

Eu & a Obra: Pegando carona no filme, um dia resolvi fazer uma surpresa para um “carinha” que gostava. No dia dos namorado dei um buquê de flores e um cartão, enumerando as 10 coisas que odiava nele. Na verdade, eram as que eu gostaria de odiar. Continuamos na amizade, mas valeu a experiência. Se eu faria de novo? Não! O bom na vida é que além de crescermos, nós amadurecemos.

0 comentários:

Postar um comentário