quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eu & “A Mão que Balança o Berço”

Eu sempre busco um motivo na hora de falar sobre algum filme que tenha visto, principalmente se já foi há muito tempo. E como maio é um mês com datas marcantes, como casamento e dia das mães, tenho quebrado a cabeça na hora de selecionar os próximos títulos.

É por issso que na semana em que comemoramos o dia das mães, falo de A Mão que Balança o Berço (The Hand That Rocks the Cradle). Lançando em 1992, o filme é um suspense daqueles que nos deixa à flor da pele.

A história começa quando Claire Bartel (Annabella Sciorra), que está grávida de seu segundo filho, acusa o ginecologista de molestá-la sexualmente. O fato acaba encorajando outras pacientes a fazerem o mesmo e por conta desse escândalo, o médico comete suicídio.

Após o parto, Claire e Michael (Matt McCoy), seu marido, se mudam para a casa de seus sonhos e buscam uma babá. É aí que entra Peyton Flanders (Rebecca De Mornay). A moça é muito competente, e fica difícil encontrar alguém tão capaz quanto.

Ela é contratada e logo conquista a filha mais velha e a confiança do casal, além de colocar a casa em ordem. Mas tanta doçura e atenção começa a soar estranho, a partir do momento que a babá demonstra querer tomar o lugar de Claire como dona-de-casa, mãe e mulher.

Não demora muito para o real motivo de Peyton ter surgido na vida daquele casal vir a tona. Ela na verdade era esposa do ginecologista que se suicidou e por conta do que acontecera com seu marido, perdeu casa e o filho que esperava. Culpando Claire pelo o que aconteceu em sua vida, tudo o que fizera dali em diante era para se vingar.


Vale a pena conferir: Apesar de ser um tanto sombrio, A Mão que Balança o Berço é um ótimo filme. Tem um suspense na dose certa e boa parte dele se deve a Rebecca De Mornay, que está perfeita no papel. O bacana é que Peyton, sua personagem, não é uma mulher má. As amarguras da vida a transformaram em uma pessoa invejosa. Mas essa inveja chega a ser coerente e compreensível, diante do que sua vida se transformou e o que vem a seguir, a loucura.

Melhor Cena: Em termos de maldade sugiro duas, uma imediata e outra lenta. A primeira é quando Peyton, sabendo que Claire sofre de asma, arma uma situação para que ela sofra uma crise e não obtenha socorro. Já a segunda é o fato da babá dar o próprio peito para o filho de Claire mamar. A criança passa a se acostumar com ela e estranhar a mãe. Isso sim é cruel.

Eu & a Obra: Um dia ouvi a seguinte frase: “A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo”. Gosto desse filme e da forma como ele desenrola sua história. E após assisti-lo, entendi melhor o signficado dessa frase. Espero que você, caso opte em conferi-lo, tenha a mesma visão que eu.

0 comentários:

Postar um comentário