sábado, 26 de junho de 2010

Eu & “Saneamento Básico”

O filme que cito agora no blog, vi pela primeira vez esta semana. Como me encantei com a história, não podia deixar passar muito tempo para expressar minhas impressões em relação a obra.

Saneamento Básico é uma produção nacional. Lançada em 2007 e dirigida por Jorge Furtado, tem como pano de fundo o Rio Grande do Sul. Nada mais natural, levando em consideração que seu diretor é gaúcho.

A história se passa numa pequena colônia de italianos, localizada no Sul do país, onde os moradores lutam por um tratamento de esgoto na região. E embora vivam solicitando à prefeitura tais obras, o mesmo não ocorre devido a falta de verba.

Numa dessas investidas, Marina (Fernanda Torres) e seu marido Joaquim (Wagner Moura) são orientados por uma pessoa de dentro da prefeitura a realizarem um vídeo institucional em troca de uma verba no valor de R$10.000. Dinheiro que seria mais do que suficiente para a realização da obra.

Marina e Joaquim se juntam a Silene (Camila Pitanga), Fabrício (Bruno Garcia) e Sr. Otaviano (Paulo José) para a realização do vídeo cujo tema é “Saneamento Básico”.

Apesar de amador, o projeto custa acima do esperado e dá muito trabalho para finalizá-lo, mas um retorno surpreendente.

Vale a pena conferir: Porque é uma grande surpresa. História engraçada, leve e bacana, mas com uma sutil crítica política. E o elenco dispensa comentários. Simplesmente sensacional!

Melhor Cena: Para mim a cena mais bonita é uma sequência em que Wagner Moura vai de moto, acredito que até o centro da cidade. Fotografia e trilha lindas! Ele segue viagem por uma estrada, embalado ao som de “Io che amo solo te”. Confesso que meus olhos se encheram de lágrimas. Aliás, a trilha sonora é recheada de músicas italianas.

Eu & a Obra: Por várias vezes em que fui à locadora me peguei com a capa desse filme nas mãos e a dúvida em alugá-lo, na cabeça. Acabei não me decidindo e, após vê-lo na telinha da Globo me pergunto: como fiquei tanto tempo sem assisti-lo?

0 comentários:

Postar um comentário