segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Eu & "Harry Sally - Feitos um para o Outro"


Na semana em que comemoramos a virada do ano, minha escolha é o filme Harry Sally – Feitos um para o Outro (When Harry Met Sally...). Dirigido por Rob Reiner, a produção é de 1989 e conta com Meg Ryan e Billy Crystal como protagonistas.
Após a formatura na universidade, os jovens Harry Burns (Billy Crystal) e Sally Albright (Meg Ryan) viajam juntos para Nova York. Chegando lá, cada um toma um rumo diferente na vida.

O tempo passa e embora não mantenham um tipo de contato direto, sempre se esbarram em situações esporádicas e inesperadas. Como ida a uma livraria, café ou uma reunião de amigos. Até que um dia se descobrem completamente apaixonados.

Aliás, dizer um dia é até um tanto generoso. Na verdade eles esperam mais de dez anos para se tornar realmente um casal. Entre encontros e desencontros, aos poucos esse amor foi se lapidando. A prova maior é que não tinham nada a ver um com o outro, conforme foi mostrado no início da história, fazendo valer a frase “os opostos se atraem”.

Uma das coisas mais bacanas no filme, e aí eu apontaria como uma jogada de mestre do diretor, são os depoimentos que aparecem de anônimos. No decorrer da produção, há sempre um casal de velhinhos contando como se conheceram e construíram uma vida juntos. Até que, ao final da história, quem aparece falando são os protagonistas.

Filme lindo, leve, tendo drama e comédia bem equilibrados. Gostoso de ver e rever, principalmente se for no aconchego do lar e com uma boa companhia.


Melhor cena: Eu destacaria a festa de réveillon em que os dois estão. Cenário bonito com direito a queima de fogos, clima de renovação e planos para o ano novo. Incluindo a nossa expectativa para que eles finalmente se acertem.

Curiosidade: Todos os filmes que falo aqui, inclusive os que apenas cito, eu vi. Claro, jamais poderia falar de algo que não conheça. Mesmo assim, faço questão de pesquisar sobre cada um deles, para relembrar e ainda dá fichas técnicas, confirmar escrita de atores, diretores, roteiristas, ano... Hoje acabei descobrindo uma crítica escrita pelo filho de uma amiga minha, que é cineasta. Achei tão legal a coincidência, que tomei a liberdade de incluir o link. Confira: http://www.contracampo.com.br/87/dvdharrysally.htm

0 comentários:

Postar um comentário