sábado, 2 de janeiro de 2010

Eu & “Quero Ser Grande”



Não precisei de muito esforço para escolher qual título iria inaugurar 2010. Primeiro porque acredito ser um daqueles filmes que todos deveriam assistir, independente da idade. É como O Pequeno Príncipe. Quem já foi criança um dia, leu. E às que ainda estão por vir, lerão também. Segundo porque revi ontem e como acredito em sinais...

Quero Ser Grande (Big) é uma produção de 1988. Com direção de Penny Marshall, essa fábula trazia Tom Hanks no papel principal. A história começa quando um garoto de 12 anos vai passear no parque com a família.

Tímido, o pequeno Josh Baskin (David Moscow / Tom Hanks) tenta entrar num daqueles brinquedos radicais só para impressionar a menina que gosta. Mas é impedido devido ao seu tamanho. Irritado e se sentindo humilhado, ao encontrar uma máquina com um mago dos desejos ele não pensa duas vezes. Pede para ser grande. Mas, apesar de receber uma ficha com a resposta “seu desejo foi realizado”, nota que a mesma estava desligada.

No dia seguinte, ao se levantar o menino descobre que cresceu. Apavorado, não consegue provar para a mãe quem é e muito menos explicar o que aconteceu. O jeito é reencontrar a máquina e desfazer o feitiço. O que não vai ser nada fácil, já que o parque não está mais na cidade.

Quero Ser Grande é considerado um dos chamados novos clássicos, filmes surgidos entre as décadas de 80 e 90 que caíram na graça do público. Apesar de se tratar de uma comédia, discute temas fortes como amizade, amor, sinceridade e a ingenuidade de uma criança.

O ainda desconhecido Tom Hanks dá um show de interpretação na pele de um menino com 30 anos. Além disso, dava início a uma carreira que daria muito que falar. Não foi a toa que faturou o Globo de Ouro pelo papel de Josh e ainda recebeu indicação ao Oscar de melhor ator, pelo mesmo trabalho. O filme concorreu também à estatueta de melhor roteiro original.

Melhor Cena: Se estivesse hoje nas salas de cinema eu diria que ver Tom Hanks interpretando uma criança de 12 anos, num corpo de 30, já vale o ingresso. Agora a cena memorável com certeza é quando Josh e seu patrão tocam um piano enorme, utilizando os pés. A música? Lembra da propagando do Danoninho? “Me dá danoninho, danoninho dá...”

Curiosidade 1: Quando cito Tom Hanks como “um então desconhecido ator” é porque Quero Ser Grande foi o filme que o colocou em evidência. Até o lançamento, seus trabalhos mais populares foram Splash – Uma Sereia em Minha Vida (1984), A Última Festa de Solteiro (1984) e Um Dia a Casa Cai (1986). Mesmo assim, só passaram a ser conhecido quando invadiram a Sessão da Tarde (TV Globo) e/ou Cinema em Casa (SBT).

Curiosidade 2: O ator já fez mais de 30 filmes e apesar de ter veia cômica, a consagração de sua carreira surgiu com as produções dramáticas. O primeiro Oscar veio com Filadélfia (1993). Gostou tanto da experiência que repetiu a dose no ano seguinte, com o fabuloso Forrest Gump (1994). Fato histórico, pois é muito difícil um mesmo ator ser premiado com a estatueta dois anos seguidos. Mas, ele é Tom Hanks!

0 comentários:

Postar um comentário