quarta-feira, 30 de junho de 2010

Eu & “Verônica”

Dando sequência ao Festival Nacional da TV Globo, o filme que a emissora preparaou para esta noite é Verônica. E como já o assisti, ele também está aqui no Eu, eu mesma & meus filmes.

O filme Verônica é uma produção de 2009. A história é focada numa professora da rede pública que convive diariamente com a violência na escola, embora nunca se acostume com essa situação.

Um dia Verônica (Andréa Beltrão) percebe que ninguém foi buscar Leandro (Matheus de Sá), um dos alunos da escola. Preocupada, decide levá-lo para casa. Chegando lá, descobre que seus pais haviam sido assassinados pelos traficantes do morro. E mais, os bandidos agora estão em busca do garoto.

Horrorisada com a situação, a professora resolve abrir mão de sua segurança para proteger o menino. Ela ainda pede auxílio ao ex-marido policial, vivido pelo ator Marco Rica. O problema é que para ele, Verônica fez uma grande burrada ao se expor desta forma e acaba traindo sua confiança.

No desenrolar da história a situação dela e da criança fica cada vez mais complicada, já que eles passam a ser perseguidos pelos assassinos e também pela polícia.

O filme: Verônica é um bom filme porque mostra um pouco esse universo da violência escolar, tantas vezes passado batido entre as pessoas comuns, mas bem significante para os professores que convivem diariamente com essa situação. Além disso levanta duas questões, o papel de um professor na educação de uma criança e a corrupção dentro da polícia.

Melhor Cena: Eu gosto muito dos diálogos entre Verônica e Leandro. Primeiro porque ela sabe impor respeito como se fosse uma mãe, ou educadora. A cena em que eles estão hospedados em um hotel, mostra bem isso. Além disso, disfarça muito bem o envolvimento que cresce entre eles, há cada momento. Já como melhores cenas, destaco quando ela decobre a traição do Marco Rica e a cena final.

Curiosidade: Me parece que essa história é verídica, mas eu não tenho certeza. O que é uma grande falha minha, por isso peço desculpas. Pesquisei, mas não encontrei nada a respeito. Mas lembro de ter visto, numa entrevista de Andréa Beltrão, algo a respeito. Bem, o certo é que o grande mérito da história é a atuação da atriz. Acostumada com comédia, ela conseguiu dar o ar dramático que o pepel pede, na dose certa.

Eu & a Obra: Assisiti o filme por um acaso no Canal Brasil, no mesmo ano em que ele saiu no cinema. Por um lado acho bom dar a oportunidade do telespectador conferir produções recentes. Por outro, comprova que nem todo filme nacional é valorizado nas salas de cinema. Uma pena! Bom, perdi o início. Mas como já conhecia a história, e estava curiosa para vê-lo até o fim, por ali fiquei. Gostei muito, apesar do filme ser um pouco pesado.

2 comentários:

Irlandês disse...

Olha eu aqui novamente. Então, eu também fiz um post sobre Verônica. Aliás, gostei muito do filme.
Mas, fiquei com uma dúvida agora, a produção não é de 2008?
Bjs

Taty Bruzzi disse...

Pois é Bruno, também fiquei com esta dúvida. Me lembro de ter visto uma entrevista com a Andrea Beltrão ano passado, na época em que o filme entraria em circuito. Pesquisando para falar sobre o filme, encontrei matérias que apontavam a produção como sendo de 2008 e outras, de 2009. E agora?! :)
Bjos!

Postar um comentário