quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Eu & “Um Lobisomem Americano em Londres”

Para falar dessa minha escolha fui um pouco mais longe. O ano era 1981, quando o diretor John Landis trouxe para o cinema o filme que se tornaria um dos novos clássico do gênero terror. Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf On London) começa quando os estudantes David Kessler (David Naughton) e Jack (Griffin Dunne) iniciam uma viagem de três meses pela Europa.
Chegando em Londres, os jovens param em um bar para buscar informações sobre a redondeza. A primeira impressão não é muito boa, pois os habitantes são rudes e nem um pouco hospitaleiros. Sentindo-se desprezados, decidem seguir seu caminho. Mas, recebem um aviso: manter-se na estrada, longe da floresta, e tomar cuidado com a lua cheia.

David e Jack saíram de lá achando a população estranha, por isso não levaram muito a sério o que disseram. No caminho eles se distraem e quando percebem, estão no meio do mato. E ao lembrarem dos conselhos dados no bar, já é tarde. Um uivo é ouvido e logo em seguida, os jovens dão de cara com uma criatura os perseguindo.

Jack é morto. David acorda dias depois num hospital, sem se lembrar direito do que houve. Até que o amigo aparece para ele, em forma de morto-vivo, avisando que logo o rapaz se transformará na criatura abominável que os atacou e fará novas vitimas. A menos que acabe com a própria vida.

Paralelo a isso, David se apaixona pela enfermeira que cuidou dele no hospital. O jovem vai para a casa dela e pretende esquecer de tudo, inclusive das supostas alucinações com o amigo. Mas Jack está disposto a não permitir que o amigo se torne uma ameaça.

Melhores Momentos: O filme é muito bom. Apesar de ter sido lançado numa época em que os efeitos especiais ainda eram primários, surpreendeu no quesito maquiagem. Excelente! A transformação do jovem em lobisomem é uma das cenas mais dolorosas e bacanas que já vi. Outro destaque são os trechos em que David conversa com seu amigo Jack e também, passa a ser perseguido por suas vitimas. Afinal, eles só terão paz quando David partir.

Curiosidade 1: Apesar de ter sido exibido na TV algumas vezes à tarde, o filme é um pouco assustador. Uma mistura de terror e comédia, mas com cenas que podem lhe pregar alguns sustos.

Curiosidade 2: Na trilha sonora há a música “Blue Moon”.

Curiosidade 3: Anos mais tarde uma continuação foi lançada com o título Um Lobisomem Americano em Paris (1997). Um fiasco perto da produção original.

0 comentários:

Postar um comentário