quarta-feira, 9 de junho de 2010

Eu & "Johnny Depp"

Já estava mais do que na hora de fazer um texto sobre ele, o grande amor da minha vida. Mas antes quero deixar claro que a demora não foi sem motivo. Afinal, nada mais justo que deixar para fazer a homenagem no dia do seu aniversário.

John Christopher Depp II nasceu em 09/06/63, no Estado de Kentucky - EUA. Foi parar em Los Angeles no ano de 1983, quando casou-se com a maquiadora Lori Anne Alisson. Mas o casamento durou somente dois anos. Após isso, teve apenas breves romances com as atrizes Sherilyn Fenn e Jennifer Grey. \0/

Conseguiu seu primeiro teste para o cinema graças ao amigo, e ator, Nicholas Cage. O filme era A Hora do Pesadelo (1984), que marcou sua estreia nas telonas. No ano seguinte participou da comédia juvenil Férias Frustradas e em 1986, de Platoon.

Começou a ser reconhecido do grande públicou ao protagonizar na TV o papel de um policial na série Anjos da Lei, exibida entre 1987 e 1990. O papel lhe rendeu não apenas fama, como também o título de ídolo jovem e simbolo sexual.

Mas o sucesso na carreira surgiu a partir de Edward – Mãos de Tesoura (1990), filme que marcou o início de uma longa parceria com o diretor Tim Burton. Depois vieram Ed Wood (94), A Lenda do Cavalheiro sem Cabeça (99), a refilmagem de A Fantástica Fábrica de Chocolates (2050, a animação Noiva Cadáver (2005), o musical Swenney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e o recente Alice no Paíss das Maravilhas (2010).

Foi através de Edward que o ator conheceu Winona Rider, com quem teve um romance que lhe rendeu a tatuagem “Winona Forever”. Com o término desta história de amor (\0/), a tatuagem virou a expressão “Wino Forever” – algo do tipo “Bêbado para Sempre”. : D

O ator ainda protagonizou um romance, de idas e vindas, com a modelo “anoréxica” Kate Moss. Até conhecer Vanessa Paradis, com quem está até hoje. Apesar de não terem oficializado a relação, o casal vive juntos - em Paris – e tiveram dois filhos. Lily-Rose Melody (1999) e Jack (2002).

Em 1995 seu carisma e magnetismo conquistou o público feminino no filme Don Juan DeMarco, no qual Depp intrepreta o grande amante latino. Nessa produção o ator dividiu pela primeira vez o set com Marlon Brando, que virou um grande amigo.

A amizade se estendeu a um novo encontro, dois anos depois. Em 97, Johnny Depp teve sua primeira experiência como diretor ao lançar O Bravo. No filme, que escreveu em parceria com seu irmão, o ator interpreta um índio Cherokee – referência a sua descendência – e atua ao lado de Brando. O filme recebeu uma indicação no Festival de Cannes.

A carreira de Depp se consolidou em 2003 graças ao Capitão Jack Sparrow, do filme Piratas do Caribe. Excêntrico e divertido, a persongem caiu nas graças de Hollywood e lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator, em 2004.

Na sua opinião e de seus filhos, esse é mesmo seu melhor papel. E mais, para quem não sabe, se inspirou em Keith Richards – guitarrista dos Stones – para compor a personagem. Não foi a toa que o próprio fez uma participação no terceiro filme da série, no papel do pai de Jack. O quarto filme tem previsão de estreia em 2011.

Johnny Depp é um ator conhecido por interpretar com facilidade qualquer tipo de personagem. E sua presença em cena, cria um vínculo entre as personagens e o espectador. Por isso é apontado como o camaleão de Hollywood.

Apesar disso, o ator sempre buscou não parecer “mais uma estrela hollywoodiana”. Tanto que chegou a recusar os papeis que ficaram com Keanu Reeves em Velocidade Máxima, Tom Cruise em Entrevista com o Vampiro, Brad Pitt em Lendas da Paixão e Leonardo de Caprio em Titanic.

Seu talento tem sido reconhecido ao longo da carreira e o cachê, cresce a cada trabalho. Por Piratas do Caribe recebeu dez milhões de dólares. Já no remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate, o cachê chegou a 18 milhões de dólares. E recentemente acertou sua volta a saga de Piratas do Caribe por 21 milhões de libras. O valor lhe rendeu o título de ator mais bem pago.

Entrou para a calçada da fama em 2005 e em 2009 foi eleito o homem mais sexy, pela revista People. Ao longo da carreira recebeu 3 indicações ao Oscar de melhor ator, ganhou 7 Globos de Ouro, 1 Screen Actors Guild Awards, 3 Critic’s Choice Awards, 5 MTV Movie Awards, 1 Prêmio César (França), 2 Scream Awards e 2 People’s Chice Award. Este útimo sendo considerado o ator de melhor carreira.

Filmografia: http://cineminha.uol.com.br/celebridade.cfm?id=430

Curiosidade 1: Johnny Depp já trabalhou com Vincent Price, Jerry Lewis, Marlon Brando, Martin Laudau e Al Pacino, ícones na história do cinema. Precisa dizer algo mais?

Curiosidade 2: No musical Swenney Todd o ator cantou de verdade, e não se saiu mal.   
Curiosidade 3: Ele toca guitarra desde os 15 anos e tem uma banda - The Kids - com quem se apresenta de vez em quando.

Eu & o ator: Conheci Johnny Depp em Anjos da Lei e me apaixonei. Já vi quase todos os seus filmes, de preferência no cinema. E alguns tenho em minha videoteca. Não o acho apenas um excelente ator, mas um homem lindo. Quando consegui sua primeira foto, dormi com ela embaixo do travesseiro por uma semana. Queria ver se sonhava com ele. Hoje tenho um quadro em meu quarto, no qual substituo o pôster sempre que posso. Atualmente estou com O Bravo, mas já tive Gilbert Grape e Piratas do Caribe 2.

Cabelo desgrenhado, cavanhaque, brincos e o excesso de tatuagem, tudo lhe cai bem. Para mim é a figura do homem perfeito, no qual atributos como beleza e simpatia se equilibram à inteligência e bom humor. Dizem que todo mundo tem um sósia. Eu ainda tenho esperanças de encontrar o dele vagando por aí. Rsrs.

0 comentários:

Postar um comentário