quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Eu & "Férias Frustradas"

No penúltimo dia do especial férias, o título escolhido é um que tudo tem a ver com o tema. Estou falando de Férias Frustradas (Vacation), um verdadeiro clássico dos anos 80.

Lançado em 1983, o filme começa quando Os Griswolds decidem sair de férias rumo ao Walley World, famoso parque de diversão. O problema começa gaças a Will Griswolds (Chevy Chase), chefe da família, que planeja uma viagem de carro, ao invés de avião, visando poupar dinheiro e proporcionar uma maior aproximação entre eles.

Como já era de se esperar, o passeio começa a ficar turbulento o partir do momento em que saem de casa. Will não conhece direito o caminho e se enrola com o mapa.

Já os irmãos Rusty (Anthony Michael Hall) e Audrey (Dana Barron) se odeiam, e por isso brigam o tempo todo. Cabe a Ellen Griswolds (Beverly D’Angelo), a mãe, tentar manter a ordem. O que não é uma tarefa muito fácil.

Enjoos, brigas entre os irmãos, pneu furado, carro enguiçado, erros no percurso... são apenas alguns dos empecilhos com os quais a família irá se deparar pelo caminho. Imprevistos que fazem dessa viagem, uma história muito engraçada.

Vale a pena conferir: Quem nunca planejou férias em família e deu com os “burros n’água”? O filme relata justamente isso. Mas além de problemas e brigas pelo caminho, mostra o quanto que, por mais impefeitos que possam ser, família é sempre família. E no final, prevalece o amor que os une.

Melhor cena: Durante toda a história, o que mais nos deparamos são com cenas hilárias. Chevy Chase é um ótimo comediante e basta olharmos para sua cara, que logo nos dá vontade de rir. Mas, não dá para não escolher a cena final e o destempero que a situação provoca em Will.

Curiosidade: Primeiro destaco o saudoso John Candy, outro monstro da comédia anos 80, no papel de um segurança do parque. Vê-lo em cena, mesmo que pequena, é sempre muito bom.

Segundo: o filme fez tanto sucesso que rendeu várias continuações. Tivemos ainda Férias Frustradas 2 (lampoon's vacation european, 1985), em que eles vão parar na Europa por causa de um concurso. Férias Frutradas de Natal (Christmas Vacation, 1989), cuja história consiste na busca pelo Natal perfeito, organizado por Will. E o quarto, que demorou para sair, Férias Frustradas em Las Vegas (Vegas Vacation, 1997). Como o nome sugere, nesse último a família Griswolds vai curtir merecidas férias na animada cidade.

Terceiro: a atriz Beverly D’Angelo, que faz a mãe, era a mocinha de Hair. Musical que você ainda verá por aqui.

Eu & a Obra: Adoro Férias Frustradas porque segue a linha de filme pastelão, muito comum na década. Comédia light, sem muita apelação. Vi todos, mas os que me agradam mais são o primeiro e o terceiro (Natal). Engraçadíssimos!

0 comentários:

Postar um comentário