terça-feira, 3 de agosto de 2010

Eu & “Matilda”

O filme de hoje em cartaz no especial férias, é uma produção não muito antiga. Lançado em 1996, Matilda (Matilda) retrata a vida de uma menininha (Mara Wilson) pródiga para sua idade.

Filha de pais loucos e envolvidos com trabalhos ilicitos, Harry (Danny de Vito) e Zinnia (Rhea Perlman), Matilda sempre foi solitária, porém com muitas curiosidades sobre a vida.

Como seus pais, e muito menos irmão, nunca deram muita atenção às necessidades da menina, ela cresceu tendo que se virar sozinha. E foi assim que aprendeu a ler e escrever.

Apaixonada pelos livros, seu passatempo predileto é ir até a biblioteca em busca de novas histórias. Mas o que Matilda sentia mais falta, era de frequentar uma escola. Pedido que seus pais nunca atendiam.

Como vendedor de carro, um dia Harry faz negócio com a diretora de um colégio chamada Agatha Trunchbull (Pam Ferris). Além de comprar o automóvel ela faz um acordo com ele, que consiste em uma vaga para Matilda na escola.

O que a menina não imaginava era que a Sra. Trunchbull se tratava de uma megera que odiava crianças. A sorte da menina foi ter caído na sala de Jennifer Honey ( Embeth Davidtz), uma professora super carinhosa.

A Srta. Honey logo percebe que Matilda é muito inteligente para sua idade e por isso, deveria ter uma atenção especial. Ao mesmo tempo, ela vê que os pais da menina acham isso uma bobagem e não a tratam como deveria.

No decorrer da história, a aproximação das duas se torna cada vez mais evidente. Além disso, Matilda percebe que tem mais do que uma inteligência avançada. E sim, o poder de mover objetos com a mente.

E será através desse dom, que a menina colocará as pessoas em seu devido lugar. A começar pela megera Sra. Trunchbull e a querida professora Honey.

Vale a pena conferir: Que Matilda é um filme infantil, ninguém duvida. Mas com um roteiro tão bacana, é quase impossível não gostar dele. Independente de sua idade. A menina cativa com seu jeito inteligente, sensível e irônico de ser. A amizade entre ela e sua professora é outro ponto forte, além do mau humor da Sra. Trunchbull - típica vilã engraçada – e de como os pais de Matilda são idiotas.

Melhor cena: Tem várias cenas engraçadas. Destaque para a Sra. Trunchbull arremessando uma aluna pela janela, só porque ela estava de tranças no cabelo. Aliás, todas as cenas dela são muito boas. Depois, quando Matilda percebe ter poderes graças a irritação com seus pais. Na sequência seguinte, ela começa a treinar e aprende a dominá-los.

Curiosidade 1: O roteiro e a direção do filme são de Danny de Vito. O ator também interpreta o pai da menina e ainda, narra a história.

Curiosidade 2: Na última vez que vi, meu pai assistiu comigo e morreu de rir. : )

Eu & a Obra: Adoro Matilda. Descobri o filme por um acaso, na locadora. Aluguei, não me arependi e sempre que passa na TV, assisto de novo. É o tipo de filme que não me canso. Curto a história, as atuações, conheço os diálogos, a trilha e confesso, adoraria ter os poderes dela. Rsrs.

0 comentários:

Postar um comentário