segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eu & “Uma Noite em 67”

O filme que destaco a seguir é um documentário, lançado este ano, sobre o festival de música brasileira realizado em 1967 pela TV Record. Uma Noite em 67 mostra os bastidores daquela noite, dia 21/10/67, onde jovens como Roberto Carlos, Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda disputavam o prêmio de melhor canção, em plena ditadura militar. Tendo Edu Lobo, com sua “Ponteio”, levado a melhor.

Durante 1h e 33 min, imagens originais se misturam à depoimentos recentes de quem teve alguma participação nessa história. Nelson Motta, Sergio Cabral (o pai) e os integrantes do MPB4, são algumas das personalidades que lembraram o evento. Somado ainda à acontecimentos da época, como por exemplo a passeata contra a guitarra elétrica. Adorei isso!

Quer saber mais sobre essa história? Sugiro que assista ao filme.

Vale a pena conferir: Eu diria que Uma noite em 67 é uma ótima oportunidade de aprender mais sobre os festivais ou, relembrar essa história. Caso tenha tido a sorte de vivenciá-la. Imagens belíssimas, embora passasse bem longe da tecnologia, misturada a depoimentos engraçados e emocionantes, fazem desse documentário uma obra que merece ser prestigiada.

Melhor Cena: Destacaria os bastidores do festival. As imagens de Cidinha Campos, então repórter, correndo atrás de depoimentos de participantes, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, são ótimas. Já entre os depoimentos atuais, destacaria Chico Buarque e Nelson Motta. Além da apresentação de Caetano Veloso, que tirou o quarto lugar com “Alegria Alegria”. Destaque para a imagem de uma criança cantando, emocionada, a música.

Eu & a Obra: Fui ver o documentário imaginando que me deparia com um trabalho bem bacana, já que o tema nos dá essa previsão. E fiquei muito feliz de não ter me enganado. O filme é muito legal, já que nos proporciona desvendar uma história que vai além das imagens e depoimentos vistos. Diferente do que sugere qualquer documentário, a sensação que tive não foi a de um saudosismo gostoso. Muito pelo contrário, já que a maioria das pessoas envolvidas demonstraram algo que foi bom, talvez nem tanto, mas passou. Embora terceiros ainda tentam vinculá-los a essa data. E isso é uma tirada muito boa.

0 comentários:

Postar um comentário