segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Eu & "Rebeldes e Herois"

Essa é a semana em que faço aniversário. Como comemoração, selecionei títulos mais que especiais para dividir com você. E para começar cito um filme da década de 90, que marcou muito minha adolescência.

Rebeldes & Herois (Toy Soldiers) foi lançado em 1991. A história se passa dentro de um colégio interno tradicionalíssimo, onde só estudam rapazes. A maioria de família bem sucedida. Com destaque para um grupo de amigos, considerados alunos problemas, liderados por Billy (Sean Astin).

O filme começa quando Billy e seus amigos são pegos pelo diretor do colégio, disponibilizando bebidas aos internos e tendo acesso ao disk sexo. Por conta dessa brincadeira, eles são punidos. Além disso, o diretor se ausenta do colégio para descobrir quem vendeu bebida aos jovens.

Nesse meio tempo o colégio é invadido por um grupo de terroristas, cujo líder é filho de um grande traficante colombiano. Inicialmente sua intenção era trocar um dos jovens estudantes, filho de pessoa influente, pela liberdade de seu pai.

Ao chegar lá, o chefe dos terroristas descobre que sua suposta vitima já havia sido transferida. Mesmo assim, ao dar uma olhadas nas fichas dos alunos, descobre no grupo de Billy possíveis “moedas de troca”.

Quando o diretor tenta retornar ao colégio, descobre que ele está todo tomado por explosivos. E a ordem é matar os reféns, caso as exigências do grupo não sejam cumpridas.

No decorrer do filme, Billy traça um plano para dar assistência aos policiais e grupo de resgate, de modo que os alunos sejam salvos com total segurança. Ou seja, ironicamente àqueles jovens rebeldes terão a chance de se mostrarem os verdadeiros herois dessa história.

Vale a pena conferir: Rebeldes & Herois é um filme maravilhoso. Primeiro pela ideia de transformar rebeldes em herois. Mostrar o lado responsável desse grupo aparentemente inconsequente. Segundo porque tem como plano de fundo laços muito fortes de amizade, o que emociona. Para quem curte, ainda é recheado de ação e aventura. Por fim, discute questões como bom caráter, disputa de poder e as diferenças.

Melhor Cena: Há muitas sequências bacanas. Umas tristes, outras alegres, mas todas emocionantes. Destaco a fatalidade que acontece com um dos amigos de Billy, assim como sua reação. E o que acontece a seguir com o pai do terrorista que invadiu o colégio. Também gosto das sequências em que o grupo de amigos agem de acordo com o plano traçado.

Curiosidade: Sean Astin, que interpreta Billy, é o caçula dos Goonies. Aquele menininho que usava aparelhos nos dentes e vivia com uma bombinha, para quem sofre de bronquite, nas mãos. Aqui ele cresceu e apareceu. Está um gato. Rsrs

Eu & a Obra: Vi Rebeldes & Herois duas vezes no cinema com a Roberta, amiga do colégial que hoje mora em Cuiabá. Lembro que ela era louca pelo Sean Astin. Acredito que o filme nos marcou por tratar de acontecimentos entre jovens, com a mesma faixa etária que a gente. Assisti outras inúmeras vezes em casa e até hoje ele me emociona, mesmo sabendo tudo o que acontece na história. Por isso indico à você.

0 comentários:

Postar um comentário