terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Eu & “Bonequinha de Luxo”

Ano passado eu consegui me dar um dos presentes mais bacanas de aniversário, o DVD Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's), filme que eu amo desde quando vi pela primeira vez.
Baseado no livro de Truman Capote (autor que não faz muito tempo teve sua vida retratada nas telonas, sendo inclusive indicado ao Oscar), a história conta a relação entre Holly Golightly, uma prostituta de luxo, e Paul Varjak, um gigolô.

A jovem sonha se casar com um marido rico e assim mudar de vida. Já a pretensão do escritor, é ser sustentado pela namorada enquanto termina seu livro. A mudança em suas vidas surge quando ele se muda para o prédio da moça e se encanta pela sua ingenuidade, desprendimento e jeito “porra louca” com que leva a vida.

Bonequinha de Luxo é sem dúvida um filme que entrou para a história do cinema. Lançado em 1961, teve como estrela principal a eterna diva Audrey Hepburn. A atriz acabou assumindo o posto indicado pelo título. Afinal, até hoje Hollywood jamais teve uma atriz tão bela, graciosa, delicada e sofisticada como Lady Hepburn.

Vale a pena assistir porque... é uma história belíssima, capaz de te fazer rir, chorar e se emocionar no final. Além disso, a junção de bela fotografia com trilha sonora.

Melhor cena: Não tem como não citar o momento em que Paul interrompe sua escrita quando escuta uma música vinda do lado de fora de seu prédio. Ao conferir, ele vê Holly sentada na janela de seu apartamento, com uma toalha enrolada na cabeça, tocando violão e cantando “Moon River”.


Curiosidade 1: A personagem de Audrey foi responsável por ditar moda. Além do penteado e mechas no cabelo (balaiage e reflexo são mais antigos do que você imaginava), a piteira gigante, chapelão e “óclão” foram muito adotados na época. Assim como a calça cigarrete, sapatilha bailarina, blusa de gola role e o chiquíssimo tubinho preto. Esse último foi leiloado por $ 300.000.

Curiosidade 2: Existe uma réplica da boneca Barbie em homenagem a atriz. Com direito a tubinho preto, coque e jóias, ela representa a personagem de Bonequinha de Luxo.

Eu & a Obra: sempre fui apaixonada por esse filme. Quando criança sonhava ser como ela. Cabelo, roupas, acessórios, tudo me encantava em Audrey Hepburn. Embora odeie cigarro, até a piteira eu achava um charme. Apesar de muito baixinha, ao meu ver ela foi a atriz mais linda que o cinema já teve. Seguida de Vivian Leigh e Marilyn Monroe.

0 comentários:

Postar um comentário