domingo, 24 de janeiro de 2010

Eu & “Caminhando nas Nuvens”

Se você é um daqueles apaixonado por filmes românticos, Caminhando nas Nuvens (A Walk in the Clouds) é um que após ver, jamais vai se esquecer. Lançado em 1995, trazia o galã Keanu Reeves como protagonista. Maravilhoso em todos os sentidos, o ator dá vida a Paul Sutton, um soldado que lutou na 2ª Guerra Mundial.

Após quatro anos nos campos de batalhas, Paul retorna para sua casa ao encontro da esposa, com quem se casou na véspera de ir para o front, exatos três dias depois de se conhecerem. Chegando lá, descobre que a mulher já planejara sua vida, que incluía um trabalho como vendedor de chocolates.

Quando o ex-soldado faz uma pequena viagem, por conta desse trabalho, conhece uma jovem hispano-americana chamada Victória Aragon (Aitana Sánchez-Gijón). De família rígida e conservadora, a moça estava voltando para casa após estudar fora por uns tempos.

Grávida de um ex-professor da faculdade que a abandonara, temia a reação de seus pais diante da gravidez inesperada. Com pena da moça, Paul sugere seguir viagem com ela e se apresentar como marido de Victória. Preparado o terreno, ele iria embora de sua vida e a revolta da família se viraria contra ele, e não ela.

Ao chegarem a Lãs Nubes, vinhedo da família de Victória, Paul se sente rejeitado pelo pai da moça, mas acolhido pelo resto dos familiares. Principalmente Don Pedro (Anthony Quinn), avô da jovem. Além disso, se descobre encantado pela região, as tradições dos Aragon e claro, a bela Victória. Mas, como nem tudo são flores, eles terão que superar muitas dificuldades para levar a diante esse amor.

Caminhando nas Nuvens é um lindo filme, regado a belas imagens e muito romance. Em seu roteiro, além do amor presente no ar, valores familiares, ótimas atuações e um pouco da cultura vinda de quem sobrevive da plantação de uva e produção de vinho. Com uma história para agradar toda a família, é também um dos meus filmes favoritos. 

Melhor cena: Gosto muito de quando Victória mostra a Paul como se produz vinho. A imagem dos dois dentro de uma tina, pisando em uvas, é lindíssima. Não apenas por ser um ritual comum de quem sobrevive dessa produção, mas também pelo amor recíproco e um tanto inocente, presente na cena protagonizada pelo casal.

Eu & a Obra: Como uma boa descendente de italianos, sempre me encantei com essa tradição de dançar numa tina cheia de uvas. E confesso, ver Caminhando nas Nuvens só fez a vontade aumentar. Principalmente se fosse na companhia de Keanu Reeves, que está um gato no filme.

0 comentários:

Postar um comentário