quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Eu & “Questão de Honra”

Hoje vi uma reportagem sobre um aluno do Colégio Naval (RJ), que foi parar numa clínica psiquiátrica por conta de, supostamente, sofrer maus tratos psicológicos. Isso me fez lembrar do filme que cito aqui.
Questão de Honra (A Few Good Men) foi lançado em 1992. Aclamado com sucesso, o filme conta a história do Tenente Daniel Alistair Kaffee (Tom Cruise), advogado da Marinha, que pega um caso sobre homicídio ocorrido com um jovem soldado. Apesar do fato ser apresentado como acidente, no início tudo leva a crer que integrantes da mesma corporação tenham negado socorro.

Mas, com o decorrer das investigações, o caso toma outro rumo. O de que a morte daquele jovem tenha ocorrido graças à aplicação de um “corretivo”, ordenado por superiores. E a partir daí a discussão passa a ser em cima de questões importantíssimas como conduta ética, abuso de autoridade e a própria fidelidade, já que os envolvidos, direta ou indiretamente, acreditam num poder maior: ser fiel a uma espécie de “código de honra”.

No filme Tom Cruise divide o difícil caso com Demi Moore (Tenente JoAnne Galloway), que faz o papel de advogada/assistente. Ele também é o melhor amigo do Capitão Jack Ross (Kevin Bacon), que defendo o outro lado da história.

O elenco estrelar conta ainda com Kiefer Shuterland (Tenente Jonathan James Kendrick) e Jack Nicholson, que brilha como o intragável e prepotente Coronel Nathan R. Jessup.

Questão de Honra é um daqueles filmes que vai prender sua atenção do começo ao fim. E o que é melhor, fazê-lo questionar sobre certos valores. Roteiro muito bem amarrado e atuações memoráveis fazem dessa produção uma das melhores já vista na década de 90.

Melhores atuações: Embora já tenha feito outros trabalhos conceituados, para mim esse foi o melhor papel que Tom Cruise fez. Kiefer Shuterland eu o acho um excelente ator e esse trabalho só comprova isso. Demi Moore e Kevin Bacon não fazem feio. Já Jack Nicholson consegue se superar. Brilhante!

Melhor cena: A do depoimento do Coronel Nathan R. Jessup ao novato Tenente Daniel Alistair Kaffee. Veja e tire sua própria conclusão.

Eu & a Obra: Assisti Questão de Honra no cinema com a Gra, uma amiga do colégio. Saímos da aula e fomos direto ao “Shopping Tem Tudo” (uma espécie de galeria). Hoje em dia as salas de projeção nem existem mais por lá. Não éramos muito fãs do Tom Cruise, mas vê-lo vestido naquela farda branca é uma imagem para nunca mais sair da cabeça. Lindo!

0 comentários:

Postar um comentário