sexta-feira, 11 de junho de 2010

Eu & “Diário de uma Paixão”

Hoje comemora-se o Dia dos Namorados, pelo menos aqui no Brasil. Pensei em vários títulos para homenagear a data, mas queria um que falasse do amor eterno. Fiquei entre Romeu & Julieta, E O Vento Levou..., P.S. Eu Te Amo e o que você confere agora.

Diário de uma Paixão (The Notebook) foi lançado em 2004. O filme conta a história de Noah Calhoun (Ryan Gosling) e Allie Hamilton (Rachel McAdams), dois jovens que se conhecem durante o verão, na década de 40.

Ela é rica, filha de uma família conceituada. Equanto que ele, um operário humilde. Mas a diferença social entre os dois não os impediram de se relacionar. E com o decorrer dos dias, a paixão se tornou algo inevitável. Inclusive aos olhos da família de Allie.

Os pais da moça logo se posicionam contra, e a tarefa de separá-los fica mais fácil com o fim do verão. Mesmo assim, Noah começa a escrever cartas à sua amada. Só que as mesmas nunca foram entregues, já que a mãe da menina às interceptavam.

Um dia Noah se cansa de escrever e Allie, de esperar por uma notícia de seu amado. O tempo passa e cada um segue sua vida. Ele vai parar na guerra. Já ela, fica noiva de um outro rapaz. Tudo vai bem até o dia em que o destino “arma” um reencontro entre os dois, capaz de reacender a chama dessa antiga e verdadeira paixão.

O filme tem dois paralelos. Um em que mostra a história desses jovens, na década de 40. Outro muito tempo mais tarde, cuja história se passa em uma clínica geriátrica. Lá, um dos pacientes lê passagens de um diário, todos os dias, para uma colega. E o que está registrado nesse diário é justamente o romance vivido entre Noah e Allie.


Porque vale a pena conferir: É um dos filmes mais românticos que já vi. Seu roteiro é otimo e a produção então, nem se fala. Muito bem amarrado, o desenrolar da história é sensacional. Não vou entrar em detalhes, mas com o decorrer do filme você vai entender a correlação entre seus dois paralelos e porque fala de um amor eterno.


Melhor Cena: Gosto muito do reencontro entre Noah e Allie, após anos. E também de momentos entre os dois pacientes, na clínica. Apesar de alguns serem tristes. Quem ver, vai entender o porquê.


Eu & a Obra: Quer saber como me despertou a vontade em ver esse filme? Graças a série The OC. A Marissa, uma das personagens principais, vivia citando-o como sendo seu preferido. Um dia vi que iria passar no Warner Channel e assisti. Amei!

0 comentários:

Postar um comentário