quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Eu & “O Cemitério Maldito”

O terceiro título escolhido para listar a Semana Halloween é considerado um clássico do terror. Baseado na obra do mestre Stephen King, o O Cemitério Maldito (Pet Sematary) foi lançado nas salas de cinema em 1989.

No filme a família Creeds se muda para uma casa, em Chicago, localizada na beira de uma estrada muito movimentada. Nessa rodovia, além de carros pequenos, há uma grande circulação de veículos grandes, como caminhões e reboques.

Em frente à casa dos Creeds, do outro lado da estrada, existe um cemitério de animais, criado pelas crianças (moradores) cujos bichos de estimação morreram atropelados nessa mesma estrada.

Louis Creed (Dale Midkiff), o pai, logo faz amizade com Jud Crandall (Fred Gwynne), morador da casa ao lado. Jud é quem conta sobre a rotina dali e alerta os novos vizinhos para o perigo que aquela estrada representa, principalmente para as crianças.

Durante um feriado, Rachel (Denise Crosby), a esposa de Louis, viaja com os filhos Ellie (Blaze Berdahl) e Gage (Miko Hughes), para visitar os pais. Enquanto isso, seu marido fica em casa com o gato da filha.

O bichinho sai de casa e acaba sendo atropleado. Ao ver o desespero de Louis, já prevendo o sofrimento da filha, Jud sugere que Louis enterre o animal em outro cemitério, mais atrás do de animais.

No dia seguinte o gato retorna à casa, de forma misteriosa e com um comportamento estranho. Ao perguntar à Jud como isso pode ter acontecido, o vizinho ouve a confissão de que as terras onde o gato foi enterrado pertencem a um antigo cemitério indígena, capaz de trazer qualquer um de volta à vida. Mas, como nem tudo são flores, quem volta de lá nunca mais será o mesmo.

Quando sua família retorna de viagem, a menina logo percebe que há algo estranho com o gato e passa a não gostar mais tanto assim dele. As coisas ficam mais tensas quando Gage, o caçula da família, também morre atropelado na estrada. E, em um momento de loucura, Louis decide enterrar o menino no tal cemitério.

Vale a pena conferir: Uns dizem que o filme é de terror, outros suspense. Mas independente de sua categoria, a verdade é que se trata de um baita filme. Capaz de prender sua atenção, mexer com seu emocional e fazê-lo se arrepiar, como um bom filme de terror. King consegue, de forma brilhante, nos surpreender durante todos os momentos e ainda presentear-mos com um grande final.

Melhor Cena: Difícil apontar, mas dá nos nervos ver o gato voltar. Assim como o que veio depois, com a morte de Gage e outras “coisinhas mais adiante”, que você só vai saber se assistir ao filme.

Curiosidades: Como todas as obras de Stephen King, o filme O Cemitério Maldito também foi baseado em um de seus livro. Nesse caso, levou seu nome original. Uma continuação do filme foi lançada em 1992 e tinha em seu elenco o ator Edward Furlong. Mas Cemitério Maldito II não fez sucesso como o primeiro, talvez porque a história não tinha o dedo de Stephen King.

Eu & a Obra: Fui ver O Cemitério Maldito no cinema, com minha irmã mais velha. Na época eu não tinha a idade apontada pela classificação etária, mesmo assim consegui entrar. Durante a projeção, minha irmã deu ataque de medo e resolveu sair do cinema antes que o filme acabasse. Como era muito novinha, tive que sair com ela.

Nem preciso dizer que fiquei P. da vida, pois queria saber o que acontecia com o menino. Fiz ela conseguir o livro, para que eu conhecesse toda a história. O filme mesmo só fui ver bem depois, quando saiu em VHS. Adorei! Depois de O Iluminado, é um dos filmes mais tensos de King. E minha dica aqui é para experimentarem ler o livro e ver o filme, pois a história se torna ainda mais eletrizante.

0 comentários:

Postar um comentário