terça-feira, 26 de outubro de 2010

Eu & “Jovens Bruxas”

Dando sequência a Semana Halloween, o filme que escolhi está bem relacionado ao tema. Jovens Bruxas (The Craft) foi lançado em 1996 e tinha em seu elenco Neve Campbell, a protagonista de Pânico.

A história se passa em um colégio de Los Angeles, onde um trio de amigas são consideradas “esquisitas”. Por conta das diferenças, que fogem ao padrão da grande maioria, as jovens sofrem preconceito dos outros estudantes.

Apontadas como bruxas, o grupo formado por Nancy (Fairuza Balk), Bonnie (Neve Campbell) e Rochelle (Rachel) se interessam por ocultismo e acreditam na chegada de uma nova integrante, para começarem a colocar sua magia em prática.

O que acontece quando a jovem Sarah (Robin Tunney) chega à cidade. Vinda de São Francisco com o pai, após a morte de sua mãe, Sarah é misteriosa aos olhos dos outros. E por conta disso, desperta o interesse do trio de bruxas.

A jovem acaba se juntando ao grupo, que percebe seu dom. Mas o que elas não sabem, e nem mesmo Sarah tem noção, é do poder que possui. Mesmo assim, elas investem na magia e conforme o poder se manifesta, passam a usá-los em benefício próprio.

De início, o que parecia inofensivo, toma grandes proporções. E piora quando elas começam a se vingar de quem às humilhou, entrando em pontos condenados pela magia. Fazer o mal e interferir no livre arbítrio das pessoas.

Vale a pena conferir: Assim como Os Garotos Perdidos, Jovens Bruxas é um filme interessante porque transfere temas místicos, antigos, para a modernidade. Mas sem perder o sentido, ou fantasiar demais. E isso é muito bom. Esse filme é ágil. Embora seja ficção, retrata bem esse universo. Pode não ter sido uma grande produção, mas não peca em termos de efeitos. E para quem gosta do tema, é um prato cheio.

Melhor Cena: Como pequenas cenas compõem um todo, acho bacana a iniciação delas. Gosto bastante também da Sarah, pois já é uma bruxa nata. E por isso, por menor que seja o feitiço, por já ter um dom, ela arrasa.

Curiosidades: Além de Neve Campbell, outro ator de Pânico participa do filme. Estou falando de Skeet Ulrich, que aqui interpreta Chris. Esse ator, quando surgiu em Pânico, foi considerado um sósia de Johnny Depp. A carreira não emplacou e ele sumiu. Também, vamos combinar que essa comparação é quase uma heresia. Ele não tem tem nada a ver com Depp.

O filme The Craft por aqui se chamou Jovens Bruxas. Já em Portugal ficou com o título de O Feitiço.

Eu & a Obra: Não lembro como descobri esse filme, provavelmente lendo a respeito. Mas sei que peguei na locadora. E fazendo jus ao ditado: toda mulher é uma bruxa, eu também não fujo à regra. Se não sou, pelo menos gostaria de ser. Adoro assuntos místicos, tenho curiosidades sobre a religião Wicca, e por toda essa simpatia, gostei muito do filme. Apesar de saber que todo poder, de certa forma, fascina, acho ótimo a forma com que foi tratado no filme. É preciso saber lidar com ele, respeitar limites e jamais usá-lo para o mal. Afinal, um dia ele se volta contra você.

0 comentários:

Postar um comentário