sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Eu & “Sexta-Feira 13”

Cuidado com o Jason que o Jason te pega. Ou seria com a Cuca? Brincadeiras a parte, o filme que apresento hoje também foi um marco na década de 80. E por isso, não podia faltar no especial Semana Halloween.

Seguindo o gênero terror, Sexta-Feira 13 (Friday the 13th) não só foi um sucesso de bilheteria como emplacou um dos vilões mais temidos da história do cinema, Jason Voorhees.

Diz “a lenda” que Jason foi um jovem maltratado pela mãe. Se não bastasse bater no filho, caçoava de sua aparência. Por conta disso, o rapaz teria crescido revoltado e se transformado em um psicopata.

O filme começa quando um grupo de jovens monitores vão passar uns dias em uma colônia de férias, localizada próxima ao Lago Cristal. O local ficou conhecido como “Acampamento Sangrento”, pois há algunas anos um casal de namorados foi assassinado ali. O assassino teria sido Jason Voorhees, que supostamente foi morto.

Tudo ía muito muito bem na viagem, regada com muitas risadas e sexo. Até que uma brincadeira no estilo “mate o monitor” começa a acontecer. As vitimas, uma por uma, vão sendo assassinadas sem que ninguém perceba. Das formas mais bizarras e cruéis possíveis, sempre após relações sexuais.

A questão é: Jason estaria de volta?

Vale a pena conferir: Porque Sexta-Feira 13 é um clássico, composto pelos principais ingredientes que todos os filmes de terror deveriam ter: muito suspense, mortes sanguinárias e um psicopata de “dar nos nervos”.

Melhor Cena: Não destacaria uma cena, mas momentos que antecedem a morte das vitimas. Imagens seguidas daquele arrepio na espinha e sensação de estar sendo observado todo o tempo.

Curiosidades: Sexta-Feira 13 é considerado uma das séries cinematográficas mais bem-sucedidas das últimas décadas. Não é a toa que acumula 11 títulos, incluindo Freddy Vs. Jason (2003) – encontro entre o vilão e Freddy Krueguer (A Hora do Pesadelo) -, e a refilmagem do primeiro título que deu origem a série sanguinária. Lançado em 2009, desta vez o novo Sexta-Feira 13 seria um misto entre as duas primeiras edições.

O filme e Jason tiveram como inspiração outra grande produção do gênero. Estou falando de Halloween, filme lançado dois anos antes, que tinha em seu carro chefe o tambem psicopata Michael Myers. Curiosamente, Jason fez muito mais sucesso que seu antecessor. Assim como o filme.

O ator Kevin Bacon, em início de carreira, participou do primeiro filme da série.

No início Jason ainda não usava a máscara de goleiro de hóquei, e sim uma espécie de capuz.

Por fim, a maior curiosidade de todas. Jason realmente nunca morre.

Eu & a Obra: Pelo que me lembro assisti a todos, inclusive a versão lançada ano passado - com excessão para o encontro de Jason e Freddy -. Confesso, não é um dos meus filmes de terror predileto. Pois ainda prefiro os que tem uma história muito bem amarrada para contar, ao invés daqueles que promovem mortes de graça. Mas gosto da tensão que ele nos proporciona, muito bem notada em produções que surgiram no fim da década de 70 e início dos 80. E é por esse motivo também que não curti sua refilmagem.

0 comentários:

Postar um comentário