sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eu & “A Garota de Rosa Shocking”

Para a reta final do especial “Um ano sem John Hughes”, separei meus três filmes prediletos dele. E o primeiro, que você confere hoje, é A Garota de Rosa Shoking (Pretty in Pink), lançado em 1986.

O filme conta a história de Andy (Molly Ringwald), uma menina inteligente e de muita personalidade. De origem humilde a jovem, criada apenas pelo pai, é inteligente e sonha com uma vida melhor. Mas se sente excluída no colégio onde estuda, já que a maioria dos alunos são ricos.

Nas horas vagas, cuida da casa, do pai e ainda trabalha na loja de discos da amiga Iona (Annie Potts). Ao seu lado está sempre Duckie (Jon Cryer), o melhor amigo que nutre uma paixão platônica por ela.

Um dia Blane (Andrew McCarthy), jovem riquinho recém chegado ao colégio, vê Andy e fica completamente atraído por ela. Ele descobre onde a garota trabalha, puxa conversa, e consegue marcar um encontro.

Ela aceita o convite e, apesar de alguns percalços durante a saída, os dois percebem que a afinidade entre o casal é mais forte do que as diferenças sociais. Andy e Blane começam a namorar, e fazem planos para o baile de formatura.

Mas o romance deles irá afetar muita gente. A começar por Steff (James Spader), o melhor amigo de Blane que esconde seu interesse por Andy. Ao invés de admitir, prefere difamála e atrapalhar o relacionamento do casal.

Duckie, que sofre ao ver sua amada nos braços de outro. Além disso, teme que a amiga vá se desiludir com o cara rico. E os pais de Blane, que proibem o namoro dele com a menina sór porque ela não é da mesma classe social que eles.

No decorrer da história a relação entre Andy e Blane fica abalada. E mesmo afastada dele, ajovem não desiste de curtir o baile. Mas para isso, terá que conseguir o vestido dos seus sonhos.

Vale a pena conferir: Porque tem um pouco de Cinderela no ar. É velha história da mocinha pobre que sofre muito, até encontrar o amor nos braços do príncipe encantado. Considerado um clássico dos anos 80, o filme encanta não apenas pelo romance, como também os velhos temas que sempre nos fazem pensar. Principalmente quando somos jovens ou estamos começando a entrar no mundo adulto. Amor, preconceito, diferenças sociais e aceitação em um grupo.

Melhor Cena: Gosto muito das sequências em que Andy contracena com Iona, a amiga dela é muito doida. Além disso, uma conversa da jovem com seu pai, as sequências com Duckie, que são muito engraçadas, e o final, claro.

Curiosidades: Molly Ringwald, a protagonistas, apesar de ter feitos outros trabalhos de John Hughes, ficou eternizada como a eterna garota de rosa shocking. O ator Jon Cryer, que deu a vida ao amigo fiel e esquisitão de Andy, é um dos solteirões da série Two and a Half Men (Warner Channel). James Spader está na série Justiça sem limites (Fox). Já Andrew McCarthy trabalhou em Lipstick Jungle, ex-série da Fox.

Eu & a Obra: Gosto desse filme por vários motivos. Primeiro, acho a história muito bacana. Segundo, adoro as personagens, em especial Andy, Duckie e Iona. Terceiro, meu sonho era ter um carro rosa como o de Andy. E por fim, sempre achei Andrew McCarthy e James Spader uns gatos.

0 comentários:

Postar um comentário