sábado, 28 de agosto de 2010

Eu & “O Clube dos Cinco”

No penúltimo dia do especial John Huhges, o filme em destaque é o que acho mais completo. Clube dos Cinco (The Breakfast Club) foi lançado em 1985 e trazia em seu elenco, além dos queridinhos Molly Ringwald e Anthony Michael Hall, Emílo Estevez. Completando o “clube” tínhams ainda Ally Sheedy e Jud Nelson.

O filme começa quando cinco alunos se reúnem na detenção, graças à pequenos delitos cometidos durante a semana. De temperamentos bem diferentes, Andrew (Emílio Estevez), Brian (Anthony Michael Hall), John (Jud Nelson), Claire (Molly Ringwald) e Allison (Ally Sheedy) terão que passar o sábado inteiro no colégio, pensando na burrada que fizeram.

E mais, ao final do dia uma redação de auto análise, cujo tema é “quem realmente são”, deverá ser entregue por cada um deles ao diretor do colégio.

No decorrer da história o nerd Brian tenta incentivar os colegas a levarem o castigo mais a sério, enquanto Molly e Allison se mostram neutras e John não para de provocar Andrew, que sempre revida.

A convivência entre os jovens durante aquele dia começa a ficar insuportável, até o momento em que segredos de suas personalidades vêm à tona. E é a partir daí que as diferenças entre eles passam a não significar nada, diante das semelhanças presente em seus sentimentos.

Vale a pena conferir: Se o objetivo de John Hughes durante sua carreira era falar de jovens, e para jovens, com O Clube dos Cinco ele atingiu o ápce da perfeição. Quem viu, jamais esqueceu. E quem assistir pela primeira vez, com certeza o adotará como seu preferido. Bom roteiro, diálogos brilhantes e ótimas atuações, fizeram esse filme se tornar um marco do cinema nos anos 80.

Melhor Cena: Com certeza quando os jovens dividem cigarros de maconha e segredos, em função do efeito da droga. É quando o filme começa a se desenrolar, de forma bacana, natural e engraçada. Também destaco a cena antológica de Allison sacudindo o cabelo para cair caspa no seu desenho, fazendo a vez de neve. E o final, quando a redação é narrada na voz do Brian.

Curiosidades: John Hughes faz uma ponta no filme, no papel do pai de Brian. Já a banda Simple Minds estourou nas paradas de sucesso graças a música “Don't You (Forget About Me)”, tema do filme.

Eu & a Obra: Amo Clube dos Cinco pela sua sensibilidade. Falar de jovens problemáticos, assim como suas diferença, é muito comum. Mas só John Hughes para não se deixar prender à velhos clichês e ter o feeling necessário, na hora de criar personagens tão reais. E mais, encontrar afinidades entre um cérebro, um atleta, uma pirada, uma princesa e um criminoso.

0 comentários:

Postar um comentário