quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Eu & “Gatinhas e Gatões”

Minha escolha para hoje, no especial em homenagem a John Hughes, é um filme que curiosamente revi ontem. Gatinhas & Gatões (Sixteen Candles), é uma produção de 1984 e começa no dia em que Samantha Baker (Molly Ringwald) completa 16 anos.

A jovem sempre sonhou com a data, mas viu seu mundo desmoronar quando se deu conta de que toda sua família havia esquecido seu aniversário graças ao casamento de sua irmã mais velha, que seria realizado no dia seguinte.

E o inferno astral de Samantha parecia não ter mais fim. Primeiro, a casa estava de ponta cabeça com a chegada de seus avós para o casamento. Segundo, Ted (Anthony Michael Hall), um nerd do colégio, não larga do seu pé. E por fim, ela esta completamente apaixonada por Jake Ryan (Michael Schoeffling).

Jake é o cara mais gato do colégio e namora a garota mais popular, por isso Samantha acredita não ter nenhuma chance com ele. Mas tudo começa a mudar quando ela responde um desses testes anônimos, em que admita estar louca pelo rapaz. E o papel cai justamete nas mãos dele.

Daí endiante Jake passa a prestar mais atenção nela, quer se aproximar, mas não tem tanta certeza assim se ela gosta realmente dele. A menos que a jovem demonstre seus sentimentos. Mas para isso acontecer, grandes tabus terão que ser derrubados.

Vale a pena conferir: Porque é uma história muito bacana, apesar de ser uma produção teen, com cara de sessão da tarde. A falta de comunicação, que gera maus entendidos até chegar ao seu desfecho, é a grande jogada do filme. E como todos os trabalhos de John Hughes, fala muito bem sobre relacionamentos pessoais.

Melhor Cena: Primeiro as sequências protagonizadas por Anthony Michael Hall. Ele rouba a cena e como esse deve ter sido um de seus primeiros trabalhos, pois estava muito novinho, já mostrava que daria o que falar durante a carreira. Segundo, acho bem legal o desabafo de Samantha com seu pai. E ainda, a cena em que seus avós falam com Jake por telefone, o casamento e o final. Ufa!!!

Curiosidades: Como John Hughes era ótimo para descobrir talentos, repare em John Cusack (do filme 1408) no papel de um dos nerds, amigo de Ted.

Eu & a Obra: Gosto muito desse filme porque acho a história divertida, mas com um toque de seriedade. Já que discute assuntos sérios. Também o acho leve, apesar de ser focado na questão da sexualidade juvenil. E isso sempre ns remete à situações escrachadas. E por fim, me faz lembrar de minha adolescência, da época em que assistia muito a filmes do gênero na sessão da tarde.

0 comentários:

Postar um comentário