domingo, 9 de janeiro de 2011

Eu & “Curso de Verão”

Passada a euforia da primeira semana do ano que se inicia, a partir de hoje o Eu, Eu mesma & Meus Filmes preparou uma série de títulos que são a cara das férias. E para começar, nada como um bom clássico anos 80.

Curso de Verão (Summer School) é uma produção de 1987. O filme começa quando Freddy Shoop (Mark Harmon), professor de educação física bem descolado, é obrigado por seu chefe a dar aulas de língua inglesa num curso de férias.

O que Shoop nem imaginava era que pegaria uma turma composta por um grupo de alunos rebeldes. Tirando Anna Maria (Fabiana Udenio), uma estudante de intercâmbio vinda da França, todos os outros alunos sabem que este curso significa a última chance deles melhorarem suas notas e passarem de ano.

No início, o professor achou que precisaria apenas ficar algumas horas dentro de sala. Já os alunos, nem isso. E tudo parecia ir muito bem assim, até que Shoop conhece Robin Elizabeth Bishop (Kirstie Allei).

Professora linda e rígida, ela mantém um relacionamento secreto com seu chefe. Mas aos poucos, vai se interessando por Shoop. E ele, em busca de chamar sua atenção, resolve mudar a conduta durante o curso.

Para isso, passa a levar mais a sério seu trabalho. Chegando inclusive a pedir a ajuda de Robin para planejar suas aulas. Mas a turma é tão terrível, que o professor abre o jogo com eles e ambos fazem um trato.

Os alunos prometem prestar a atenção nas aulas e fazerem os trabalhos se em troca Shoop realizar os desejos que cada um dos alunos tem. Pronto, está selado o acordo.

Vale a pena conferir: Porque Curso de Verão é sem dúvida um dos filmes mais divertidos da década de 80, e que tem a cara das férias. Acredito que a grande tirada do filme seja o grupo de alunos. Embora eles pareçam não ter nada na cabeça, acabam por reforçar a ideia de que as aparências enganam. Já que no decorrer da história se mostram inteligentes, sensíveis e muito humanos.

Melhor Cena: Eu destaco três cenas muito bacanas. Entre os alunos há um rapaz que é stripper durante a noite. Sem saber, sua mãe vai ao clube que ele dança e acaba paquerando o próprio filho.

A dupla Francis Gremp (Dean Cameron) e Dave Frazier (Gary Riley) são dois amigos inseparáveis e apaixonados pelo filme O Massacre da Serra Elétrica. Quando Shoop chega a ser despedido, eles incentivam a turma a simularem um massacre na escola, tudo para impedir que uma nova professora assuma o cargo.

Por fim, logo no início do filme um aluno pede para ir ao banheiro e só retorna no dia do exame final. Curiosamente é ele quem tira a maior nota. Rsrs.

Eu & a Obra: Eu adoro esse filme. O acho leve e muito engraçado. É do tipo de filme que a gente vê, revê e nunca se cansa. E apesar de não ter grandes pretensões, no fundo te faz pensar. Já que retrata alunos rejeitados, com dificuldades financeiras, de aprendizagem, com déficit de atenção e ainda, a gravidez na adolescência. Com certeza, vale muito a pena conferir. E de preferência, nas férias.

0 comentários:

Postar um comentário